Promoção da segurança e saúde dos trabalhadores nas organizações é tema de curso no Senac Jaboticabal

Com 15 vagas, oferta já está com inscrições abertas e é direcionada para profissionais técnicos na área

Acidentes de trabalho podem resultar em prejuízos financeiros e interferir na produtividade das empresas. De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgados em maio deste ano, as perdas com gastos em despesas previdenciárias somaram R$ 26 bilhões entre 2012 e 2017, além de 315 milhões de dias de trabalho perdidos. Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT) demonstra que, ainda hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de ocorrências no ambiente corporativo, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.
Para contribuir com a saudabilidade do setor e das organizações, o Senac Jaboticabal promove o curso Implementação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, a partir de 29 de setembro. João Carlos da Rocha, docente da área na unidade, destaca que o bem-estar e a satisfação dos funcionários melhoram os resultados operacionais e, inclusive, a imagem das organizações. “A Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é a ferramenta que permite controlar e aperfeiçoar esses processos com assertividade e eficiência em empresas de segmentos variados.”
O profissional capacitado pelo curso poderá desenvolver processos apoiados nos modelos normativos OHSAS 18001, BS8800 e ILO, identificar requisitos dos referenciais e prepará-los para aplicação. Ainda, aprenderá a elaborar o planejamento para a implementação de um sistema para qualquer tipo de instituição e organizar análises preliminares de risco.
Pedro Camilo, também docente do Senac Jaboticabal, explica que, com o uso do modelo de gestão SST, índices como absenteísmos e passivos trabalhistas caem consideravelmente. “Além disso, os funcionários ficam mais saudáveis e motivados e a empresa passa a ter uma imagem preservada na gestão dos negócios e perante a sociedade, o que impacta diretamente na longevidade da corporação.”
Os docentes ainda orientam que “as grandes empresas, devido aos aspectos econômicos e grau de riscos, devem aderir ao sistema para garantir a confiabilidade dos processos”. As organizações de médio e pequeno porte não ficam de fora; elas também precisam sistematizar os procedimentos ocupacionais para aumentar a competitividade e a sustentabilidade organizacional. Nesse cenário, a presença de um profissional capacitado é indispensável nas organizações e, conforme os especialistas do Senac, as oportunidades estão sempre em alta, em empresas de todos os portes.
Para conferir as informações do curso Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e os pré-requisitos, basta acessar www.sp.senac/jaboticabal, onde as inscrições também podem ser efetuadas. Mais informações podem ser obtidas na unidade.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no