
Durante o mês de junho, de acordo com a Prefeitura, mais de 200 kits de prevenção odontológica foram adquiridos e serão, posteriormente, distribuídos para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, através do projeto “Pré-Natal Odontológico”.
“Nas primeiras semanas de gestação, as futuras mamães são avaliadas pelos cirurgiões-dentistas nas Unidades de Saúde e recebem informações e procedimentos odontológicos preventivos conforme os protocolos utilizados para cada fase da gestação”, explica a odontopediatra Dra. Luciana Denadai Fantini, responsável pelo projeto.
As gestantes, após a 34ª semana de gestação, são encaminhadas para a unidade de Saúde da Mulher, onde passam por consultas semanais com o obstetra Dr. Marcus Vinicius Caramico, além de participarem de palestras com a Dra. Luciana, cujo objetivo é orientar as futuras mamães sobre amamentação.
“Nesta fase recebem kit odontológico, material didático, folhetos e apostilas sobre a importância da amamentação e os cuidados com a higiene bucal da primeira infância”, acrescenta. Desde seu início, o projeto já atendeu 235 gestantes.
“A saúde bucal da criança pode ser construída através de hábitos saudáveis e cuidados durante todo período gestacional. O aleitamento materno é imprescindível para o desenvolvimento satisfatório das arcadas dentárias, dos dentes, da respiração, da deglutição e da fala, assim como da saúde geral da criança”, finaliza a odontopediatra.
