Na Sessão da Câmara de Monte Alto realizada na segunda-feira, 17, o Projeto de Lei 132/2019, de autoria da vereadora Maria Helena Aguiar Rettondini (foto), que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal, foi aprovado por unanimidade. O evento será realizado, anualmente, na semana que compreende o dia 15 de outubro, com objetivo de dar visibilidade à problemática da perda gestacional e neonatal, lutar pelo respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência, contribuir com a sensibilização do tema, disseminando informações, quebrando o silêncio e diminuindo o tabu, dignificar o sofrimento e dar voz às famílias.
Segundo a autora, poderão ocorrer reuniões e palestras para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal, na vida da família, bem como promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional às mulheres.
“Falar sobre a morte continua sendo um tabu, ainda mais quando se trata do luto materno, na possibilidade de pais enterrarem seus filhos recém-nascidos, ou mesmo aqueles que morrem enquanto estão dentro da barriga de suas mães”, justificou Maria Helena. De acordo com a vereadora, “é um momento muito difícil, que é preciso contar com uma rede de apoio que ajude a família a enfrentar essa realidade tão dolorosa. É, também, uma oportunidade de alertar tantas maternidades que ainda não estão preparadas para lidar com a morte”.
