A Câmara Municipal aprovou, durante a 89ª sessão, os projetos de Lei nº 25, 26 e 27/2023, dos vereadores Paulo Carello e Fabrício Nogales, que rendem homenagens à Zulmira Marcussi Zacarin, José Leonso Nogales e João Mouri.
Nascida em 18 de janeiro de 1934, Aulmira Zacarin atuou ativamente nos movimentos de idosos do município. Ela passou pelo MIMA (Movimento do Idoso de Monte Alto), e ajudou a fundar o Clube da Amizade e, em seguida, o Clube da Velha Guarda, onde ocupou as funções na diretoria, como tesoureira e presidente.
Mesmo com a idade avançada e problemas de saúde, ela foi voluntária e sempre desempenhou seu papel com um carinho genuíno. Foi casada com Júlio Zacarin e o casal teve os filhos Cláudio Zacarin, Pedro Donizete Zacarin e Wilson José Zacarin. Faleceu no dia 7 de julho de 2021.
José Leonso Nogales, conhecido como Seo Zé Nogales, nasceu em 6 de março de 1944. Dono de uma autoridade moral ímpar e de frases que ficaram marcadas por todos que conviveram com ele, casou-se com Marlene da Costa Nogales, com quem teve seus filhos, Flávio, Fabricio e Fabiana.
Trabalhou nas indústrias CESTOL e Lanfredi, e também na construção de inúmeras residências e estabelecimentos comerciais. Faleceu no dia 26 de maio de 2022, vítima da Covid-19.
Amante do esporte, João Mouri foi um grande incentivador do esporte amador, além de participar ativamente de vida política e social da cidade. Foi presidente do GEIC, diretor do Monte Alto Clube e Campestre, este último por 17 anos; Clube Recreativo Municipal, entre os anos de 1982 e 1988; além de presidir o MAC, onde obteve marcantes resultados.
João Mouri nasceu em 8 de abril de 1928, e foi casado por mais de 60 anos com Augusta Machado Mauri, união da qual veio a única filha, Célia Regina Mouri Malvestio. Ele faleceu no dia 17 de abril de 2014.
Os homenageados foram representados por seus familiares.