Foi aprovado por unanimidade, na 120ª sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de cidadão montealtense ao Cabo da Polícia Militar Rafael Miranda Oliveira. A autoria do Projeto é do vereador Marcos Manzotti.
O homenageado marcou presença no plenário, acompanhado do Comandante do Pelotão local, Sargento Ferraz; do Comandante Interino da Companhia de Jaboticabal, Tenente Machado; do Cabo Elias; dos Soldados Bergo e Dungui; bem como de familiares e amigos.
Manzotti, ao usar da palavra, destacou que o Cabo Miranda ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo com 18 anos de idade, em 2006, vindo a desempenhar suas atribuições em Monte Alto em meados de 2010.
Segundo ele, o homenageado destacou-se em várias ações, como prisões de foragidos da Justiça, crimes de tráfico de drogas, de violência doméstica, estupro e contra a criança, furtos, roubo e recuperação de produtos, tentativa de suicídio e de homicídio, libertação de idosa de cárcere privado e condições insalubres, tentativa de furto em templo religioso, preservação da vida em indivíduo com parada cardíaca, apreensões de arma de fogo, entre outras.
“Neste período, Cabo Miranda vem contribuindo com a promoção e manutenção da segurança pública no município, através de uma ampla gama de intervenções bem-sucedidas no âmbito da preservação da vida, combate às drogas e na proteção de patrimônios”, ressalta o parlamentar.
Manzotti também destacou que o homenageado é professor Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília e tem sido uma das referências na esfera da segurança pública em razão das suas pesquisas no âmbito da saúde e do desempenho operacional de policiais.
“O Cabo Miranda destaca-se enquanto docente por lecionar na mais tradicional Escola de Educação Física do Brasil, a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde a frente da disciplina de Educação Física Adaptada conduz pesquisas voltadas às pessoas com deficiência”, completa o parlamentar.
Convidado a usar da palavra, o homenageado disse que, com imensa gratidão e sensação de honra, agradece o momento tão significativo em sua vida. “Receber o título de cidadão montealtense é uma distinção que transcende as palavras”, afirma.
“É uma marca indelével em minha jornada pessoal e profissional. É um privilégio ser reconhecido desta maneira. Compartilho esse reconhecimento com meus familiares, comandantes e colegas de trabalho”, completa.