Projeto de Thiago Durigan cria política municipal de adoção de animais de grande porte

Objetivo é proteger os animais que estão em situação de maus tratos e abandono

De autoria do vereador Thiago Durigan, o Projeto de Lei n° 48/2021 cria a política municipal de adoção de animais de grande porte resgatados pelo Poder Público ou por empresas contratadas. O Projeto diz respeito aos animais pertencentes às espécies equina, muar, bubalina, asinina, ovino, caprino e bovina.

O programa de adoção acontecerá dentro do perímetro urbano de Monte Alto. Os animais, em se constatando qualquer indício de maus-tratos, ainda que na presença de seu dono e/ou tutor, poderão ser recolhidos e encaminhados às entidades ou pessoas cadastradas. Na ocasião, será lavrado um termo pelo veterinário incidindo sobre o responsável todas as penalidades previstas em legislação federal, estadual e/ou municipal.

Já o animal que estiver em situação de abandono, independente de sinais de maus tratos, será recolhido e encaminhado às pessoas e/ou entidades cadastradas, conforme disponibilidade.

Thiago Durigan explica que os animais encaminhados à adoção deverão ser microchipados com os dados do responsável pelo recolhimento e da pessoa ou entidade adotante. Após a doação, o adotante terá responsabilidade sob o animal e deverá proceder com todos os cuidados para a manutenção de seu bem-estar físico e emocional.

Segundo o Projeto, no caso de animais feridos, machucados e impossibilitados de locomoção, o Poder Público ou a empresa responsável pelo atendimento e recolhimento ficam proibidos de proceder com qualquer prática de eutanásia enquanto não for consultada a disponibilidade de recebimento do animal por todos que estiverem cadastrados no programa.

A exceção é para os casos em que seja impossível a manutenção de vida do animal sem que este permaneça em estado de dor e sofrimento. Havendo a necessidade de eutanásia, o médico veterinário deverá emitir laudo atestando a impossibilidade de manutenção da vida.

O Projeto de Lei está na Comissão de Justiça e Redação, onde recebeu uma Emenda Aditiva, seguindo para futura discussão e votação em Sessão Ordinária.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o