O Projeto de Lei nº 88/2021, de autoria do vereador Fabrício Nogales (foto), que dispõe sobre a necessidade de que as novas edificações públicas municipais tenham projeto com sistema de captação de energia solar fotovoltaica, foi aprovado por unanimidade na 37ª Sessão Ordinária.
O Projeto recebeu duas Emendas, uma Aditiva e outra Modificativa, de autoria da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação do Solo e Meio Ambiente (CPUOSM).
Com o Projeto, as novas edificações públicas municipais serão projetadas e, preferencialmente, equipadas com o Sistema de Captação de Energia Solar Fotovoltaica, conectados à rede elétrica (grid-tie).
“Há uma vertente em todo o país para o melhor aproveitamento da energia solar, pois assim gera-se menor impacto ambiental e ainda proporciona a economia do dinheiro público, com reduções nas contas de energia elétrica”, ressalta Fabrício.
Segundo ele, essa energia limpa proporciona melhor qualidade e, principalmente, segurança energética, ou seja, uma mola propulsora para que tenhamos vários estímulos que proporcionarão o desenvolvimento econômico.
“O investimento deverá ter o seu retorno muito rápido, com o benefício de uso correto do dinheiro público”, completa o autor do Projeto.
O município poderá negociar a energia excedente do edifício com a fornecedora de energia local e ainda disponibilizar para a comunidade