O governo federal lançou uma nova fase do programa ‘Celular Seguro’, que tem como objetivo combater roubos e furtos de smartphones no Brasil. Desde a última segunda-feira, 7, a ferramenta envia notificações aos aparelhos irregulares avisando que se trata de um celular furtado, roubado ou perdido.
As mensagens serão enviadas assim que um novo chip for inserido no celular que teve a restrição ativada. O alerta vai para o WhatsApp do usuário, enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de dois números de telefones oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.
Os usuários que receberem o alerta ficam cientes de que se trata de um aparelho irregular, e devem acessar o site do programa Celular Seguro para receber instruções sobre o que fazer. A orientação é de que procurem uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação e apresentar a nota fiscal do aparelho.
Caso não tenha a nota para comprovar que é o dono do celular, o aparelho deve ser devolvido.
Para evitar a compra de celulares roubados, é necessário acessar a opção Celulares com Restrição, no aplicativo ou site Celular Seguro, e informar o Imei, que é o número de identificação com 15 dígitos que cada aparelho possui de fábrica.
Para consultar o Imei, basta digitar no teclado do próprio aparelho a ser consultado as teclas *#06#.