Agentes de Educação Infantil e equipes gestoras das EMEBs de 0 a 3 anos receberam na terça-feira, 26 de julho, uma série de palestras, ministradas no Cine Teatro Municipal.
Realizada em dois períodos, os palestrantes apresentaram temas relevantes dentro do âmbito escolar. Na parte da manhã, a equipe do SAMU abordou o tópico “primeiros socorros”; ao longo do segundo semestre, os profissionais visitaram as EMEBs a fim de passar orientações individualmente, objetivando o cumprimento da “Lei Lucas”, que prevê a capacitação daqueles que trabalham diretamente com as crianças.
“Foram de grande valia todas as orientações transmitidas, para que em casos acidentais os primeiros socorros sejam realizados imediatamente”, destaca a secretária de Educação, Ana Lombardo.
No período da tarde, a equipe dos Conselheiros Tutelares trouxe orientações sobre a proteção das crianças e adolescentes em situações de maus-tratos e as penalidades previstas em lei. “Foi explicado sobre a ‘Lei Henry Borel’, que prevê como crime hediondo o assassinato de crianças menores de 14 anos e responsabiliza, com penalidade de seis meses a três anos, crimes de omissão sobre maus tratos”, comentou Ana Lombardo.
Juntamente com a prefeita Maria Helena Rettondini, a secretaria conversou com os presentes, salientando a importância do conhecimento adquirido ao longo do dia para aplicá-los junto às crianças.