A consciência sobre a preservação do meio ambiente desde cedo faz parte da vida das irmãs Amanda Beatriz Lanfredi e Bruna Emanuelle Lanfredi, de 9 e 5 anos, que alimentam um sonho que surgiu em casa: salvar o planeta recolhendo o lixo que deveria estar em seu local adequado. Em outubro de 2018, com o incentivo e companhia dos pais Rodimilson Emanuel Lanfredi e Ana Laura Rother Lanfredi, as garotas colocaram em prática seu desejo e, desta forma, a família percorre ruas do bairro Jardim Bela Vista, onde residem, recolhendo o lixo e orientando as pessoas.
A atitude chamou a atenção do prefeito João Paulo Rodrigues, que recebeu os pais e as pequenas ambientalistas em seu gabinete, oportunidade em que o casal contou que a ideia foi muito bem aceita e que eles não mediram esforços para colocar em prática desejo das filhas. Rodimilson e Ana Laura contaram ainda que as meninas foram se motivando à medida que encontravam os problemas nas ruas e terrenos, aumentando a área de atuação e chegando a outros bairros. “Amanda e Bruna ainda agem sempre que se deparam com alguma irregularidade como estacionamento em faixa amarela ou pessoas jogando o lixo pela janela dos veículos. “Isso já nos rendeu algumas histórias, mas não seremos nós que vamos acabar com a crença de nossas filhas. Elas têm razão de pensar desta forma”, comentou a mãe Ana Laura.
O prefeito João Paulo entregou às garotas medalhas de “Protetoras do Meio Ambiente”. A ideia, segundo o governante, é que a homenagem se torne uma lei e que, anualmente, montealtenses que ajam localmente recebam o reconhecimento dos serviços prestados em prol de um bairro mais consciente.