Prefeitura oferece vacina gratuita contra a febre amarela

Vigilância Epidemiológica já está em plena campanha na cidade, oferecendo a vacinação nas UBSs

Monte Alto está se mobilizando para enfrentar a febre amarela. Desde a primeira semana do ano, a Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica, está realizando gratuitamente a vacinação contra a doença em todas as UBSs – Unidades Básicas de Saúde – da cidade e também no Distrito de Aparecida. Além disso, foi montada uma força-tarefa para visitar propriedades rurais e atualizar a vacina para a população da área rural. As equipes, devidamente identificadas, permanecerão nos locais das 16 às 20 horas. Na área urbana, enfermeiros e profissionais realizarão visitas para conferir as cadernetas e aplicar a vacina ali mesmo, nas residências, caso necessário.
“A vacinação é muito importante para garantir que não tenhamos uma epidemia na cidade”, explica a diretora da Vigilância, Dra. Kellem Teixeira Ruellas. “Para isso, todos os cidadãos devem conferir os prazos de suas vacinas. Em caso de vencimento, devem se vacinar o mais urgente possível”, acrescenta.
A vacina deve ser tomada por todas as faixas etárias, com início nos 6 meses de idade. O reforço deve vir aos 9 meses e aos 4 anos. No caso de adultos, a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de 10 anos.
CASOS – Cidades como Jaboticabal e Ribeirão Preto já confirmaram a morte de macacos pela febre amarela. Monte Alto teve seu primeiro registro confirmado em macaco da espécie bugio, comum na zona rural, no final do ano passado. O animal foi encontrado no bairro Areias e encaminhado para análise, onde foi constatada a presença do vírus. Até o momento, outros três casos suspeitos foram registrados. Caso o munícipe encontre algum macaco morto ou apresentando sinais de doença, a recomendação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado através do telefone 199, para que a retirada adequada do animal e seu encaminhamento para a Unesp de Jaboticabal, para análise. A manipulação ou transporte inadequado trazem riscos à população. A Dra. Kellem explica que a propagação do vírus se dá através do mosquito Aedes aegypti, que pode picar um animal contaminado e trazer a doença para a área urbana. Desta forma, é fundamental o combate ao mosquito que também prolifera a dengue, chikungunya e zika, eliminando os focos de proliferação. “Mais uma vez, contamos com a ajuda de cada montealtense para eliminarmos esta ameaça. Nosso índice de vacinação é elevado quando comparado ao nacional, mas ações dentro de nossas residências são fundamentais para que o vírus não chegue na área urbana”, finalizou a diretora.
VACINAÇÃO – A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.
SOBRE A DOENÇA – Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20 a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no