Monte Alto segue se mobilizando para enfrentar a febre amarela. Desde a primeira semana do ano, a Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica, está realizando gratuitamente a vacinação contra a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde. Nesta semana, no entanto, foi anunciada a ampliação da Campanha. As UBSs Dr. Roberto da Rocha Leão e Ezidio Pelloso estarão vacinando contra a doença, além do horário normal, a partir de segunda-feira, 23 de janeiro até o dia 4 de fevereiro também em horário especial: de segunda a sexta-feira das 16 às 20 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas.
VACINAÇÃO – A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.
SOBRE A DOENÇA – Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20 a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.