São inúmeras as dúvidas da população nesse tempo difícil que estamos enfrentando. Para colaborar com os esclarecimentos, o Jornal O Imparcial, elaborou perguntas e enviou a assessoria de imprensa do Governo Municipal que as respondeu conforme segue na íntegra:
O pagamento do IPTU será prorrogado? Impostos e tributos sofrerão alguma alteração ou até mesmo estão pensando em algum desconto para a população?
Uma reunião é realizada neste momento para tratar do assunto. A decisão será divulgada assim que possível.
Nova decisão:
Março: vencimento passado para abril.
Abril: vencido passado para junho.
Maio: permanece vencimento.
Em junho terá a 1a parcela do 13° salário.
ISS: taxa de licença prorrogada para 30 dias
ISS Fixo Anual: prorrogada para 30 dias
– Existe algum plano de contingência já pensado caso a gravidade aumente?
O município acompanha as decisões dos governos federal e estadual, tomando todas as medidas que são necessárias e de acordo com o avanço da doença em nosso país.
– Haverá fiscalização nas ruas?
Sim, através da Guarda Civil Municipal.
– Recrutarão mais profissionais da saúde para atuarem na pandemia?
No momento a equipe de trabalho é suficiente para atender a demanda nas unidades de saúde do município. Mas o decreto permite a convocação imediata de novos profissionais, caso seja necessário.
– Indústrias, o que elas devem fazer?
O município precisa zelar pelo abastecimento. As medidas de higiene e proteção, mencionadas inclusive no decreto, devem ser adotadas por cada um.
– A população pede mais explicação do suposto caso, uma vez que áudios circularam dizendo que a pessoa “andou o comércio” inteiro. Como irão proceder? Todos falam que não é hora de preservar o nome e sim as vidas.
O áudio mencionado, assim como outros que surgem no WhatsApp, não procede e prejudica a real comunicação do cenário do Covid-19 em nosso município. Sobre a identificação das pessoas suspeitas ou de casos confirmadas (o que ainda não ocorreu em Monte Alto), as medidas adotadas estão alinhadas com os governos do Brasil e de São Paulo.
– O Detran funcionará?
O Detran é um órgão estadual e divulgou que os atendimentos presenciais estão suspensos, com a possibilidade do cidadão realizar mais de 40 operações pelo seu site.
– A Polícia terá atendimento presencial ou somente online?
Atendimento normal, por envolver a segurança pública, conforme decreto do Estado de São Paulo.
– A vacinação da gripe está mantida? Não pode ocasionar tumulto uma vez que todos desesperados?
A vacinação contra a gripe está mantida, com início em 23 de março.
As equipes de saúde alteraram o formato de atendimento, separando o público. No caso da vacinação, o trabalho será feito na UBS Silvio Govoni, das 13 às 15 horas.
– E os moradores de rua? Como está a situação?
No momento há discussão quanto ao assunto.
– As imobiliárias fecham?
O atendimento interno continua. O recomendado é que seja agendado com os clientes de forma individualizada, sem aglomeração de pessoas.
– Bancos e lotéricas funcionando, não causaria aglomerações?
Recomendamos que sejam utilizados os serviços online. Em casos onde não é possível, o ideal é aguardar com distância segura. Caso sejam identificadas situações que coloquem em risco a saúde pública, o município deve agir alterando seus funcionamentos.
– Existem pessoas pedindo para que fiscalizem as entradas da cidade, permitindo apenas a entrada do necessário, isso já foi cogitado?
Até o momento não.
– Remédios manipulados serão entregues normalmente também?
Sim, farmácias e drogarias com funcionamento normal.
– As lojas de materiais de construção poderão atender internamente? Sabemos de emergências que acontecem nas residências.
Sim, atendimento interno e individual, sem aglomerações. O recomendável é disponibilizar um canal de comunicação com cliente, telefone ou WhatsApp, por exemplo.
– Empresas de contabilidade, podem trabalhar?
Atendimento interno individual, preferencialmente por canais de comunicação não presenciais.
– Cuidadores de idosos que trabalham em residências, podem trabalhar normalmente?
Sim, conservando os protocolos de higiene do Ministério da Saúde.
– Com relação a frente de trabalho da Prefeitura: serviços como varrição de rua também param?
Não, permanecem para que não sejam gerados novos problemas, como pragas urbanas e a dengue.
– Alguns departamentos da Prefeitura continuam funcionando, mesmo que internamente? De acordo com o decreto alguns departamentos podem desempenhar atividades remotas ou por revezamento. O que os funcionários farão a partir de segunda-feira?
Cada gestor regulamentará o funcionamento de sua pasta, de modo a manter os serviços públicos. Recomendamos que cada colaborador municipal busque a informação com seu superior imediato.
– O prefeito João Paulo disse em coletiva “prazo indeterminado” para as novas determinações e o decreto fala 30 dias, como será?
O prazo é de 30 dias, podendo ser reavaliado a qualquer momento, conforme o Artigo 5º do decreto.
– Por que “pequenas lojas” fecham e grandes indústrias ficam abertas?
É preciso pensar no abastecimento da população. Por este mesmo motivo, foi dada também a possibilidade de o comerciante trabalhar por sistema de delivery.
– As pessoas que trabalham nos segmentos que se manterão abertos, podem pedir afastamento? Elas estão preocupadas em continuar trabalhando e atendendo ao público.
Desde que se enquadrem no Artigo 3º do Decreto 3.928, de 20 de março de 2020.
– E quanto o atendimento às pessoas com dengue, para onde elas devem se dirigir?
Conforme mudança aplicada nesta semana.
Atendimento de queixas respiratórias e suspeitas de Covid-19: UBS Dr. Roberto da Rocha Leão das 7 horas à meia noite (inclusive sábado e domingo)
Atendimento das crianças com pediatras: UBS Ezidio Peloso – Vila Municipal das 7 às 16 horas
Atendimento de gestantes: Ambulatório de Saúde da Mulher (UBS Silvio Govoni – Centro)
Campanha de vacinação contra a gripe: Início no dia 23 de março – UBS Silvio Govoni – Centro, das 13 às 15 horas.
Atendimento de adultos e adolescentes nas USFs: Accácio de Oliveira Nunes – Bela Vista, Dr. João Thiago de Camargo – Alvorada, Dr. José Jesus Victório Rodrigues – Canaã e José Ignácio Grellet – Califórnia (Em caso de queixas respiratórias, dirigir-se ao UBS Dr. Roberto da Rocha Leão, informações acima).
Receitas de medicamentos de uso contínuo serão validadas mesmo vencidas. Não é preciso que o paciente passe novamente por consulta para nova receita.