A Prefeitura de Monte Alto publicou na tarde de ontem, 11, um novo decreto com medidas complementares para prevenção ao contágio da Covid-19. Nesse mesmo dia, os casos em tratamento passaram de 400, o número mais alto que a cidade já registou desde o início da pandemia no Brasil.
De acordo com o decreto, os atendimentos internos nas agências bancárias deverão ser feitos apenas por agendamento que poderá ser feito de forma presencial ou por telefone. Já as casas lotéricas deverão manter um funcionário fixo para controlar as filas e garantir o distanciamento de 2,5 metros entre as pessoas.
O funcionamento de mercados, açougues, mercearias, sacolões e quitandas também sofreu alterações. Eles deverão adotar, preferencialmente, atendimento delivery e, em caso de atendimento presencial deverão manter um funcionário fixo para controle de distância de ao menos 2,5 metros entre as pessoas, ficando o estabelecimento responsável por esse controle.
Caso algum desses estabelecimentos descumpram alguma determinação, estará sujeito a multa. A fiscalização da Vigilância Sanitária será mantida diariamente.
A medida foi tomada para evitar o aumento de casos e a superlotação dos hospitais.