Na manhã de hoje, 28, o prefeito João Paulo Rodrigues participou da primeira edição do programa A Hora da Notícia, na Rádio Cultura e comunicou aos montealtenses novas medidas adotadas pela administração municipal em virtude da paralisação dos caminhoneiros.
De acordo com o prefeito, hoje as EMEBs estão funcionando normalmente, porém, não houve transporte público para as crianças e também não será servida a merenda. Os pais que tinham condições de levar seus filhos e mandar lanche poderiam leva-los normalmente para as escolas pois os professores estariam nas unidades para recebê-los.
Já, a partir de amanhã, o cenário é outro. Uma nova reunião hoje, na Secretaria de Educação decidiu que na terça e na quarta-feira não haverá aula nas EMEBs, atendimentos complementares e projetos municipais; na quinta-feira, 31, é feriado e na sexta-feira, dia 1 de junho, é ponto facultativo. Os alunos que faltaram nesta segunda-feira não serão prejudicados, os dias da paralisação serão repostos futuramente.
Também foi cancelado o transporte para os estudantes universitários que o utilizam para outras cidades.
As creches continuam funcionando até quarta-feira, mas com a mesma recomendação já emitida, que os pais ou responsáveis levem seus filhos pois não haverá transporte e que levem o lanche para se alimentar durante o dia.
A entrega do leite do projeto “Viva Leite” também está suspensa durante esses dias de economia. O Prefeito justifica que ainda tem estoque de combustível e de alimentos, mas que, com responsabilidade, precisa deixar para as urgências e emergências.
“Nós não tomamos nenhuma decisão ontem porque nós imaginávamos que o acordo do Presidente da República com as associações e federações dos caminhoneiros se desse no fim de semana”, esclareceu o prefeito.
Todas as pessoas que estavam com agendamento de saúde para outras cidades estão sendo transportadas normalmente. APAE, creches e Centro Dia estão sendo as prioridades do governo municipal e continuam funcionando normalmente.
O Ligeirinho, transporte particular que circula na cidade, está funcionando nesta segunda-feira, 28. A greve dos caminhoneiros entra hoje no 8º dia.
Confira Nota enviada pela Prefeitura:
NOTA OFICIAL sobre o funcionamento de escolas e creches de Monte Alto
A Prefeitura de Monte Alto, através de sua Secretaria Municipal de Educação, informa que foi realizada, na manhã desta segunda-feira (28), reunião com diretores das unidades escolares, gestores da Educação e prefeito João Paulo Rodrigues.
Após relatos da atual situação em escolas e creches do município, bem como a dificuldade de professores e agentes de deslocarem-se, em grande parte de cidades vizinhas, ficou acordado que:
- O funcionamento das EMEBs, atendimentos complementares e projetos municipais estão temporariamente SUSPENSOS.
- O transporte municipal a escolas, creches do município e para escolas e universidades da região permanece também suspenso.
- As creches continuam abertas até quarta-feira, quando nova reunião deve analisar o cenário para a próxima semana.
- A recomendação é que, caso os pais e responsáveis possam permanecer com as crianças em suas casas, que optem por não levarem elas às creches, como forma também de economizar combustível.
- O fornecimento de merenda está suspenso. Os pais que levarem as crianças às creches devem assegurar sua alimentação.
- Os alunos que nesta segunda-feira faltaram não serão prejudicados, devido ao entendimento do Poder Executivo que o fizeram por necessidade.
- Os dias de paralisação serão repostos futuramente.
A decisão permanece até a próxima quarta-feira, dia 30 de maio, quando nova reunião será realizada para definir o cronograma para a próxima semana. Nova nota deve ser publicada após a reunião.
A Prefeitura de Monte Alto pede, novamente, a compreensão de todos os munícipes. As decisões tomadas pelos gestores são para que serviços essenciais de urgência e emergência não sejam prejudicados.