Na última quinta-feira, 2, a prefeita Maria Helena Rettondini esteve em Brasília, onde reuniu-se com outras chefes de governo em encontro organizado pela APVPESP – Associação das Prefeitas e Vice Prefeitas do Estado de São Paulo.
A agenda contemplou um primeiro contato entre os municípios paulistas chefiados por mulheres e o governo federal. Elas foram recebidas no Palácio do Planalto pelo secretário-adjunto do Ministério das Relações Institucionais, Renato Pires, e pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha.
Entre os temas debatidos e reivindicações, ao usar a palavra, Maria Helena solicitou o fortalecimento das pontes entre Brasília e as cidades do estado de São Paulo, frisando a necessidade de rápida redução na fila de espera no SUS, além de investimentos na segurança pública, entre outros assuntos. A chefe do Executivo Municipal também levou ofícios de projetos, referentes à assistência social, cultura, esporte, meio ambiente, e desenvolvimento econômico.
Posteriormente, as políticas sociais e de saúde foram discutidas com a segunda-dama, Lu Alckmin e Ana Estela Haddad, esposa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que comanda a Secretaria de Saúde Digital, junto ao Ministério da Saúde.
O secretário de Governo e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carlos Rettondini, também participou dos compromissos da agenda.