Cidadãos de todo o Brasil têm até a quarta-feira, 4 de maio, para regularizem a situação do seu título de eleitor. Quem tiver pendências com a Justiça Eleitoral após essa data não poderá votar nas eleições de 2022.
Uma das pendências mais comuns é a necessidade de quitação de multas pela ausência, sem apresentação de justificativa, em eleições passadas. Somente após a quitação é que o título pode, então, ser regularizado.
Para a regularização, também será solicitada a apresentação ou envio de fotos dos seguintes documentos: documento de identidade com foto, comprovante de residência recente e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral – quando houver débito.
O requerimento será concluído somente após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados.
Neste ano, serão disputados os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. A votação em primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro e, caso seja necessário, o segundo turno será disputado no dia 30 do mesmo mês.
O prazo do dia 4 de maio também é válido para aqueles que desejam pedir a primeira via do título de eleitor para votar pela primeira vez, para fazer a transferência de local de votação ou para atualização de dados pessoais.
Os cartórios eleitorais estão realizando, desde a última segunda-feira, atendimento presencial por ordem de chegada.
Também é possível realizar o atendimento online pelo link www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online.