A Praça São Cristóvão está passando por uma fase de reformas e melhorias. O projeto envolve revitalização e reativação da fonte; readequação no piso, guias e gramado do espaço; novo paisagismo; adequação nos playgrounds, na academia ao ar-livre e no espaço de jogos; e melhoria no sistema de iluminação, além da instalação de esculturas de dinossauros que ilustram a nova temática do local.
O intuito é trazer ao espaço elementos que remetam à área da Paleontologia. As esculturas trarão placas indicativas com a história e as informações de cada espécie que foi escolhida para habitar a praça, sob o olhar cauteloso da coordenadora dos Museus, Sandra Tavares. A K&G, empresa vencedora do processo licitatório, contratou o artista Cirineu Colontonio para elaboração das esculturas.
A obra é referente ao repasse de recursos do Governo do Estado de São Paulo pelo Programa dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) em 2019. Na época, tanto o espaço como o objeto foram indicados pela gestão em exercício.
De acordo com a documentação do projeto elaborada para o MIT, a Praça São Cristóvão foi escolhida por ter um conjunto que oferece cultura religiosa, lazer e entretenimento ao público local e aos turistas que visitam o município de Monte Alto, na expectativa de criar ali um espaço turístico.
“Investir os recursos turísticos do governo do Estado em infraestrutura turística do nosso município é uma obrigação. Nosso governo está provando que o Turismo é uma realidade e superando grandes obstáculos que atrasavam este desenvolvimento”, ressaltou a prefeita Maria Helena.
O diretor de Turismo, Renan Petrasso, destacou outros papéis importantes na realização do projeto: “O apoio da sociedade civil organizada através do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Pe. Luiz Gustavo Scombatti, pároco responsável pela capela que está no espaço, nossa querida capela São Cristóvão, foram fundamentais para a readequação deste projeto e para torná-lo realidade. É uma satisfação muito grande vermos os dinossauros saindo do papel e ganhando vida em mais um espaço público de nossa cidade.”