A Secretaria de Turismo e Cultura de Monte Alto, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Marketing, realizou na tarde e noite de sábado, 25 de maio, a primeira edição do Festival de Cultura e Economia Criativa, na Praça Central.
A iniciativa, idealizada pela secretária Cida Constâncio, partiu do princípio que ideias podem gerar renda. O evento reuniu empresários na área do design, artesanato, decoração, moda, beleza, gastronomia e bem-estar, além de artistas que se apresentaram, gratuitamente, em palco montado no calçadão.
Entre os parceiros do festival, estiveram o Ateliê 401, a cervejaria artesanal Maltvs e food trucks, que comercializaram seus produtos a preço acessível. Na parte de atividades, os visitantes puderam participar, gratuitamente, de oficinas de origami e pintura, contação de histórias, espaço de leitura e intervenção científica do Museu de Paleontologia. A ETEC Alcides Cestari, com sua Escola de Inovadores, também esteve presente apresentando o projeto à população.
No palco, as apresentações tiveram início com os integrantes do Cacareco Clã, realizando uma batalha de conhecimento. Em seguida, o coreógrafo David Nascimento e seu grupo apresentou a dança urbana. A professora de dança Renata Paganini emocionou com a dança inclusiva, junto a Allan Galtter de Oliveira e Alicy Ferreira; finalizando a noite, o poeta e músico Maicon Vieira subiu ao palco.
Com estrutura cuidadosamente montada para receber o público na noite fria, incluindo tendas, cadeiras e mesas, além de espaço com tatame e almofadas para os menores, o Festival teve grande adesão e aprovação da comunidade.