Poupatempo e Detran promovem mutirão de renovação da CNH neste sábado

Serviço acontece em todas as unidades do programa e segue até o dia 31 de janeiro

Em parceria com o Poupatempo, o Detran-SP promove neste sábado, 21, o primeiro mutirão do ano para os motoristas que precisam regularizar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. No total, 10 mil vagas de atendimento estão disponíveis em todas as unidades, visando atender aqueles que precisam regulamentar seu documento até 31 de janeiro.

Vale ressaltar que, a partir de agora, os condutores que tenham o vencimento da CNH previsto a partir de 1º de janeiro de 2023 em diante devem seguir o cronograma habitual, ou seja, providenciar a renovação do documento com 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após seu vencimento.

Documentos vencidos em maio de 2022, cujo prazo para sua renovação foi prorrogado por meio da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran –, de 9 de janeiro de 2021, também terão de ser atualizados até o final deste mês. O serviço estará disponível das 7 às 13h, ou das 9 às 13h, de acordo com a unidade do programa escolhida; a consulta poderá ser feita pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

Para receberem atendimento presencial, os motoristas deverão realizar o agendamento prévio pelos canais eletrônicos, de forma gratuita, e também pelo portal do Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e pelo assistente virtual, o P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

A punição para aqueles que não renovarem sua CNH no prazo correto, em caso de fiscalização de trânsito, é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Aqueles que não puderam comparecer ao mutirão, será possível realizar a renovação do documento pelo portal do Detran-SP – www.detran.sp.gov.br. Para efetuar o serviço, a pessoa não poderá ter nenhum bloqueio no prontuário (como nos casos de suspensão ou cassação do documento, por exemplo).

Para renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, o condutor deverá selecionar a data e hora para o exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito; caso exerça atividade remunerada, o motorista deverá realizar também um exame psicológico.

Já nas categorias C, D, e E, o condutor terá de marcar, primeiramente, um exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. Após aprovação dos exames, será necessário pagar a taxa de emissão da CNH, no valor de R$ 124,06, e aguardar orientações via e-mail para acessar a versão digital do documento, que conta com a mesma validade da carteira física e está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT; o código de segurança para acessá-la pode ser requerido pelos canais do Poupatempo.

O cidadão receberá, além da versão digital, o documento físico que será entregue no endereço indicado pelo condutor pela equipe dos Correios.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no