As Unidades Básicas de Saúde do município e de todo o país promoveram, no último sábado, 8, o Dia D da vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisa infantil.
Em Monte Alto, todas as UBS, exceto Sílvio Govoni e Ezídio Pelloso, atenderam os munícipes que levaram seus filhos para se vacinarem contra a doença. No entanto, a baixa procura da população é o que preocupa as equipes de Saúde da cidade. Na data, apenas 425 doses foram aplicadas em crianças menores de cinco anos de idade.
A campanha, que teve início no dia 27 de maio em todo o território nacional, termina nesta sexta-feira, 14. Ainda não há nenhum comunicado oficial sobre uma eventual prorrogação da campanha; o número de gotinhas que foram aplicadas desde o início da ação até o momento não foi divulgado pela Vigilância em Saúde.
Caracterizada pela contaminação do poliovírus, a Polio pode causar paralisa muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível e, em casos considerados mais graves, pode evoluir e levar o paciente à morte. A vacinação, porém, é a principal maneira de combater a doença.
Em contato com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Lanfredi, ela comentou que a procura para recebimento das doses no município, quando comparado com outras cidades da região, está baixa. “A nossa meta era vacinar 1.964 crianças de 1 a 4 anos”, acrescentou.
A Vigilância em Saúde do município alerta sobre a importância de se vacinar. Para isso, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e levar a carteira de vacinação, documento da criança e carteirinha do SUS.