A comitiva municipal, composta pela prefeita Maria Helena, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fábio Nascibem e o diretor de Indústria e Comércio, Luís Augusto Bulhões foi recebida pelo presidente do Mercosul do Grupo Hutchinson, Natanael Cardoso, além do diretor Michel Santos e de Luciano Ramalho, responsável pela Segurança do Trabalho, ambos da Unidade IV da HBA.
Após uma apresentação do Grupo Hutchinson no contexto mundial, Cardoso destacou que apesar das dificuldades, os resultados tem sido positivos.
Em Monte Alto, 98% dos colaboradores são da cidade; o percentual é bem inferior nas unidades de Casa Branca e Extrema – MG.
MUNICÍPIO
Sobre a questão da necessidade de qualificação de mão-de-obra, Maria Helena destacou os esforços do município, como por exemplo no investimento de R$ 2,1 milhões na Escola Profissionalizante “Ítalo Lanfredi”, em parceria com o SENAI.
A área será mais que dobrada (de 788m² para 1.628m²), com upgrades nos cursos: de Eletricista Industrial (800h) para Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (1.600h) e de Mecânico Convencional (800h) para Mecânico de Usinagem (1.600h).
Das 176 vagas de hoje, serão disponibilizadas 208 vagas ( ). Para esse avanço, o SENAI enviará os novos equipamentos.
Também foi destacado o investimento de cerca de R$ 2,5 milhões na drenagem dos bairros Califórnia e São Cristóvão, que beneficia também as indústrias ali instaladas nas cercanias, como Dia-Frag Wabtec e a Unidade II da HBA.
O secretário Fábio Nascibem elencou oportunidades de cooperação entre a indústria e o poder público.
DEMANDAS
Além dessa possível parceria, também foi solicitada a pavimentação da travessa Augusto de Natale; a benfeitoria deve ser feita mais à frente, juntamente com a Rua Antônio de Natal, com previsão para o ano que vem.
Outra necessidade era de contratação de funcionários PcD, no que a Prefeitura se disponibilizou a ajudar.