A 105 quilômetros de distância de Monte Alto, a cidade de Serrana, localizada próxima de Ribeirão Preto, vai ter vacinação em massa para os moradores da cidade maiores de 18 anos, contra a COVID-19 e fará parte de um projeto de pesquisa do Instituto Butantan.
Segundo dados do IBGE, o município possui 45.844 habitantes e receberá doses suficientes da Coronavac para atender a população em massa, a partir do dia 17 de fevereiro. Os lotes enviados para a cidade são exclusivos para o estudo e não interferem na distribuição das vacinas pelas cidades do Brasil.´
A previsão é de conseguir vacinar 30 mil pessoas e com isso será possível conseguir acompanhar a evolução da epidemia através de aspectos técnicos que vão permitir fazer cálculos, projeções e uma análise se a vacina é eficaz em diminuir a transmissão ou não do vírus.
A cidade de Serrana foi escolhida devido vários fatores. No ano passado a cidade passou por um inquérito sorológico para saber a prevalência do novo Coronavírus na população, e os resultados apresentaram números elevados que chamaram a atenção do Instituto Butantan, chegando a mostrar que 5% dos moradores estavam ativos para a COVID-19. Um outro fator é que o município tem cerca de 10 mil habitantes que se deslocam diariamente para cidade da região para trabalhar e com isso favorece a propagação do vírus.
A participação da população é voluntária e não obrigatória, a cidade será dividida em 25 partes e depois em 4 regiões separadas por cores e a vacinação tem previsão para iniciar no dia 17 de fevereiro e previsão para encerrar no dia 13 de março.
Somente moradores da cidade poderão participar, mulheres grávidas ou em amamentação, quem teve febre nas últimas 72 horas antes da vacinação e portadores de doenças graves não poderão se vacinar. Um médico irá orientar a população no local das aplicações.
*com informações do site G1