Na manhã do dia 1º de abril, após intensa investigação da Polícia Civil, uma operação integrada entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal resultou na prisão de três investigados por envolvimento no latrocínio de Anthenor Falchetti, de 87 anos. Os dois menores de idade apreendidos foram encaminhados à Fundação Casa. O terceiro, que é maior, foi preso e permanece à disposição da Justiça.
O crime aconteceu no dia 21 de março. A vítima foi encontrada, já sem vida, pela sua filha, que chegou à residência para levar almoço para o pai. Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que havia sinais de violência no corpo da vítima, que estava enrolado em um tapete.
Em um primeiro momento, a ocorrência foi registrada como homicídio pois a filha da vítima não soube informar se objetos haviam sido levados da residência. Mas, após a operação de apreensão dos suspeitos, o caso passou a ser tratado como latrocínio, pois alguns pertences da vítima foram localizados na casa de um dos suspeitos, menor de idade.
A maior parte dos objetos subtraídos foram joias, como brincos, colares, correntes e pulseiras. Também foram levados dinheiro, folhas de cheque e relógios.
Além disso, munições e um cinto porta cartucho foram encontrados em uma mata, local indicado por um dos adolescentes.
Segundo o Delegado de Polícia de Monte Alto. Dr. Marcelo Mello, as imagens das câmeras de segurança no entorno da residência, local do crime, ajudaram na investigação do caso, uma vez que possibilitou a polícia alcançar elementos que ajudaram a solucioná-lo, como algumas testemunhas.
Ainda de acordo com o Delegado, alguns dos suspeitos presos já tinham passagem pela polícia.
Além dos três suspeitos, em cumprimento a mandado de prisão, a operação integrada prendeu um quarto homem sem relação com o crime de latrocínio. Este, também maior de idade, é irmão de um dos suspeitos.