
Em reunião entre as secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo com a Polícia Militar, algumas pautas a respeito de transtornos com som alto e alta velocidade de veículos ganharam espaço para busca de soluções. Tais demandas foram trazidas pelos moradores do povoado e entraram em discussão
O povoado de Ibitirama tem potencial turístico e caracteriza-se por um número expressivo de pessoas da região que usufruem do destino para passeios e trilhas de bicicleta, motocicletas ou gaiolas.
Existem alguns projetos que foram pensados para Ibitirama, porém, antes da aplicação necessitam de resolução de problemas atuais, como os citados nessa matéria. A alta velocidade com que transitam alguns motociclistas no local, além de já terem causado incidentes com animais domésticos e até mesmo com um morador, é motivo de grande preocupação para a segurança do local. Outra questão é o som alto dos encontros de confraternizações no Povoado aos finais de semana, que traz incômodo aos moradores.
Como primeiras ações, o Departamento de Trânsito fará a demarcação de alguns pontos para embarque e desembarque dos motociclistas e gaioleiros, buscando disciplinar esse tráfego.
O setor de Indústria e Comércio fará a orientação aos comerciantes locais, sobre a poluição sonora, tanto do estabelecimento como de quem o frequenta. Já no que se refere ao Turismo, haverá uma identificação de líderes nesses grupos que fazem as trilhas e, através deles, haverá um diálogo de conscientização.
Por último, também será estudada a instalação de um ponto de cadastramento dos visitantes, com registro de placas dos veículos e outras ações de conscientização com uso de panfletos educativos sobre segurança no trânsito e respeito aos moradores.