Em sua variada programação, rádio trouxe os principais acontecimentos
de Monte Alto e região das últimas décadas
Na rádio desde seu segundo dia de funcionamento, o sócio-proprietário Laerte Ulian e os filhos Laerte e Kátia,
que com ele comandam a emissora
Bruno Sobrinho, Laerte Ulian, SiIas Sgarbosa, João Moreira Filho, Afonso André… música, informação, entretenimento, utilidade pública. Falar da Rádio Cultura é falar da Rádio mais antiga de Monte Alto, cuja história se confunde com a da própria “Cidade Sonho”, retratando, em seus programas, tudo o que aconteceu no município em mais de seis décadas.
Hoje, dia 20, a Rádio completa 63 anos no ar. “Ela teve início, em caráter experimental, em outubro de 1951, mas foi inaugurada oficialmente no dia 20 de dezembro. Trata-se de uma rádio com uma programação dinâmica, englobando todos os gêneros musicais, com comunicação descontraída e muitas promoções em interação direta com os ouvintes”, afirma o diretor-proprietário Laerte Ulian.
Seu idealizador foi Bruno Sobrinho que, com a ajuda dos irmãos Afonso, Alcides e Florindo Cestari, transformou seu sonho em realidade. Hoje, Laerte, que chegou à radio em seu segundo dia no ar, conta, na direção, com a ajuda de seus filhos Laerte Ulian Filho e Kátia Ulian Bahdur.
Para se ter uma mostra de seu poderio, não só em Monte Alto, como na região, a Rádio, cujo prefixo é ZYK 618, opera em 1090 KHZ, com uma potência de 3.000 Watts. “Temos uma variada programação e um jornalismo sério, deixando os ouvintes sempre em dia com as últimas informações da cidade, do Brasil e do mundo”, complementa.
Fazem parte da equipe de locutores/apresentadores: Paula Sabrina, João Batista, Manoel Alípio, Kaê Cristiano, Paulo Moretti, João Moreira Filho, Candinho, Oliveira Filho, Liberval, Luiz Gustavo, Romulo Alfenas, Jorge Luiz e Luiz Mársico.
Após passar por quatro endereços diferentes, a emissora está desde 1991 em prédio próprio, localizado na avenida 15 de Maio e, antenada com as modernidades tecnológicas, possui equipamentos de última geração, site oficial, página no Facebook e aplicativo próprio para celular e whatsapp. Segundo Laerte, o programa mais ouvido é “A hora da notícia”.
FM – Foi ao ar, pela primeira vez, em fevereiro de 1991. “É uma rádio dinâmica, ágil, sempre oferecendo para o ouvinte, sintonizado nos 100,9 MHz, as melhores músicas e promoções. A rádio busca inovações a cada instante. O cliente da Cultura também tem uma atenção especial por parte de toda a equipe. Sendo ou não anunciante, ele é tratado com respeito e profissionalismo, mantendo-se um contato permanente. A Cultura FM é desde o seu primeiro dia no ar até hoje, primeiro lugar em todas as classes, todos os horários e todas as faixas etárias”, finaliza Laerte Filho.
João Moreira Filho e Paulo Moretti à frente do programa “A Hora da Notícia”