Paróquia do Sr. Bom Jesus celebrará seus 126 anos neste domingo, 28

Importante data será marcada por uma Missa de Ação de Graças, presidida pelo vigário José Vinícius

Instalada canonicamente em 28 de janeiro de 1898, a Paróquia do Senhor Bom Jesus celebrará mais um ano de constante presença em Monte Alto neste domingo, às 19h, com Missa em Ação de Graças que será celebrada na Basílica Menor do Senhor Bom Jesus.

Em conversa com O Imparcial, o pároco, Padre Luiz Gustavo Scombatti, disse que esta é mais uma data muito significativa, pois marca os 126 anos na história do povo católico da nossa cidade. Celebraremos aos pés do Bom Jesus, a Comunidade Mãe da Paróquia (foto), marco da fé do povo montealtense, onde nasceram muitas tradições religiosas.

O sacerdote disse ainda que este momento serve para fazer a população e os fiéis refletirem sobre seus antepassados, bem como as pessoas que fizeram história na Paróquia.

Diferentemente do ano passado, quando foi realizada uma celebração jubilar dos 125 anos da Paróquia do Senhor Bom Jesus, este ano não teremos a presença do Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Haverá, sim, a celebração rendendo graças por mais um ano de nossa caminhada de fé na Paróquia desde sua instalação canônica.

HISTÓRIA – Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, fundador de Monte Alto, era grande devoto do Senhor Bom Jesus, tanto que, para concretizar um sonho que tivera, escolheu um local entre cafezais, vegetações leves e elevações, fazendo erguer ali uma capela, que deu o nome de Bom Jesus de Pirapora de Monte Alto das Três Divisas. Ergueu, então, um cruzeiro para assinalar a doação das terras e expressar sua fé no Senhor Bom Jesus.

A data da fundação do povoado de Monte Alto pode ser fixada em 15 de maio de 1881, quando o padre Domingos Montarra, vigário de Jaboticabal, a convite de Porfírio Luiz, fez a fundação da Capela sob a invocação do Senhor Bom Jesus e celebrou a primeira missa no largo em que ficava a entrada da cidade. Esse local recebeu o nome de Largo do Batismo, que abriga a capela de São Benedito, atualmente Paróquia de São Benedito. Nessa ocasião alguns possuidores de terras fizeram doações de terrenos para o patrimônio da nova igreja e edificação do povoado.

Com o tempo, a Igreja Matriz foi se tornando pequena para abrigar todos os fiéis; os trabalhos aumentaram e, como a assistência ficaria restrita ao centro, sentiu-se a necessidade de construir outras capelas, e assim nasceram as capelas, dentre elas, São Benedito, São Cristóvão, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, São Brás, São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, que hoje, de acordo com seu território pastoral, pertencem às quatro Paróquias existentes na cidade: Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e São Benedito.

À Paróquia do Senhor Bom Jesus pertencem as comunidades Matriz, Santa Rita de Cássia, São Cristóvão, São Francisco, São Judas Tadeu, São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a recém-criada comunidade de São José.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no