Pelo quinto ano consecutivo, a Praça dos 500 anos, no Jardim Bela Vista, será o local da “Festa da Família”, realizada em louvor à Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeira da Paróquia. A programação social será nos dias 4 a 8 e 11 à 14 de maio.
“Com a Virgem Maria, a Senhora de Fátima, Mãe de Misericórdia, queremos construir uma cultura da Misericórdia” é o tema geral da programação religiosa, que terá a novena de 4 a 12 de maio, às 19h30 durante a semana, 19 horas no sábado e 10 e 19 horas no domingo. No dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, as celebrações estão marcadas para as 9 e 15 horas e procissão às 19 horas. No dia seguinte, sábado, 14, será a missa de Pentecostes, também às 19 horas.
Para este ano, o gesto concreto proposto é o carnê para a construção da estrutura metálica e cobertura da Capela do Divino Pai Eterno.
Na área gastronômica, serão oferecidos doces, sukiyaki, bolinho e sofioli de bacalhau, galinhada, carne seca com mandioca e arroz, batata assada, capelete, nhoque, tortelone, pizza frita, costelinha bovina, calabresa, polenta frita, escondidinho de carne seca, frango frito, churrasco, queijo assado, kafta e bebidas em geral.
Na parte musical, Paulinho Paraná e Lilian & Naiara abrem a programação na quarta-feira, 4. A dupla “Chapéu de Palha” se apresenta no dia 5, Diego Fantini na sexta-feira, 6, João Henrique & Fernando na noite de sábado, 7 e Dalton Santos no almoço de domingo, 8. A programação segue com Rapha Mineiro na quarta-feira, 11, Leandro Jéf na noite de quinta-feira, 12, Mateus Morelli no dia 13 e Vitor & Elivelton encerra a festa no almoço de domingo, 15.
HISTÓRIA – Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três crianças em Fátima, Portugal, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia, exceto em Agosto. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceita a combinação dos dois nomes – dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima” – pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
“Este ano estamos vivendo o Jubileu da Misericórdia; queremos, nestes dias da novena, meditar um pouco sobre as 14 obras de Misericórdia que nós, cristãos, somos exortados a praticar e a viver, não só neste ano, mas sempre. Aproveitando, gostaríamos de convidar toda a comunidade católica de Monte Alto para rezarmos juntos aos pés da Virgem Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, para juntos criarmos uma cultura da Misericórdia. Nesta festa de 2016 estamos colaborando com a Santa Casa de Misericórdia com a doação de dez poltronas reclináveis. Assim sendo, quem participar da nossa festa social, além de ajudar a construção da Igreja do Divino Pai Eterno, também ajudará a Santa Casa. Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima abençoe a todos nós”, comentou o Pároco, Pe. Anderson Carvalho.