O mês de dezembro é mais do que uma simples data no calendário: é um período de magia, esperança e renovação, em que o espírito do Natal toma conta das ruas da cidade e da população. Figura simbólica da época, o Papai Noel é responsável por tornar esse momento ainda mais especial e inesquecível.
Em entrevista à Alternativa TV, o ‘Bom Velhinho montealtense’ compartilhou o impacto que a temporada natalina tem sobre ele e a importância de manter viva a essência do Natal. Para ele, “este espírito preenche o mês de dezembro, as pessoas estão mais alegres, e o Papai Noel fica ainda mais feliz porque recebe toda essa energia das crianças e dos adultos”.
Sua figura é símbolo de esperança e fé. Segundo ele, o Natal traz uma essência de otimismo que não deve cair no esquecimento. “Enquanto houver Papai Noel, vai existir esperança de um ano melhor, de bênçãos, de graça e de fartura”, destaca.
A cada cartinha recebida, uma esperança é renovada, e os pedidos não se limitam às crianças. “São muitos pedidos, de todo tipo. Tem até cartinha de gente pedindo ajuda para passar no vestibular”, revela o Papai Noel.
Ele explica, então, que se não pode realizar esses sonhos de maneira material, sempre faz questão de dar um conselho, uma palavra de apoio ou um gesto de carinho. “Eu ajudo com as palavras certas, no momento certo, para dar coragem”, conta o ‘Bom Velhinho’.
As crianças têm uma relação especial com o Papai Noel. Ele conta que muitas delas começaram a tirar fotos com ele ainda bebês e, ano após ano, continuam a tradição. Para ele, isso mostra a crença do ser humano no Papai Noel e, por isso, reforça que, enquanto houver criança, o Natal não vai acabar.
Entre os momentos mais especiais dessa trajetória, o Papai Noel destaca a entrega de presentes para os alunos da APAE. “Foi um momento muito comovente, até para o Papai Noel que procura não demonstrar fragilidade, eu fiquei muito feliz de ter feito isso”, ressalta.
Para o ‘Bom Velhinho’, porém, o Natal tem um significado ainda mais profundo, que vai além dos presentes e das alegrias materiais. “O principal do mês de dezembro é o nascimento de Jesus. Ele é o verdadeiro motivo do Natal. O Papai Noel existe para espalhar alegria, mas é o nascimento de Jesus que devemos adorar e celebrar”, reforça.
Por fim, ele compartilha seu desejo para o próximo ano: “Eu gostaria que todo ser humano se inspirasse na criança, porque a criança é pura, não tem maldade no coração. Então que cada adulto se inspire na criança para viver um ano novo melhor. Nós esperamos que 2025 venha nos trazer muita esperança, muita paz e muito amor.”