OMS decreta fim da emergência sanitária da Covid-19 em todo o mundo

Decisão leva em conta a redução no número de casos e mortes pela doença e não significa o fim da pandemia

Na última sexta-feira, 5, após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A emergência havia sido instaurada no final de janeiro de 2020, quando pouco se sabia sobre a doença.

A decisão acompanha a recomendação do Comitê de Emergência, que destaca a tendência decrescente nas mortes por Covid-19, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva (UTI) relacionadas à infecção e os altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2.

O encerramento da emergência de saúde pública não representa, no entanto, o fim da pandemia de Covid-19, mas é um grande passo nesse sentido. Isso porque a Emergência de Saúde Pública é um termo técnico que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para a coordenação de esforços de saúde pública internacionais.

Já o termo pandemia é diferente e faz referência à disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto. O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, lembrou que a batalha contra a Covid não acabou e que provavelmente “não haverá um ponto em que a OMS anunciará o fim da pandemia”.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a declaração de fim da emergência global destaca que o mundo entra em um momento de transição sobre os cuidados em relação ao coronavírus. “A pior coisa que qualquer país pode fazer agora é usar esta notícia como um motivo para baixar a guarda, desmantelar os sistemas construídos ou enviar a mensagem à população de que a Covid-19 não é o motivo de preocupação”, alerta.

De acordo com Tedros Adhanom, o Comitê de Emergência poderá ser convocado novamente caso a doença represente um risco global. No Brasil, os dados semanais mais recentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apontam que entre os dias 23 e 29 de abril foram registrados 38.553 casos e 339 óbitos pela doença.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de