A rodovia José Pizarro – SP-305 – está interditada desde segunda-feira, 5, para o avanço das obras de duplicação e modernização no local. Os trabalhos estão sendo executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Com investimento total de R$ 85,4 milhões, em recursos do estado, as obras acontecem entre os quilômetros 14,5 e 19,4 da rodovia, totalizando 4,9 km de extensão.
Devido à desistência da então responsável pela realização dos trabalhos, a KPE Engenharia, a intervenção na SP-305 esteve paralisada de agosto a dezembro do ano passado, sendo retomada no fim deste mês pela empresa Misoreli Palmieri LTDA. A KPE, vencedora do processo licitatório, teve seu contrato rescindido após alegar dificuldades no cumprimento do cronograma para a execução dos serviços estabelecidos inicialmente no contrato.
Até o momento, foram concluídas as implantações das marginais entre os quilômetros 14,5 e 16.
O Imparcial entrou em contato com o DER para esclarecimento de alguns pontos relacionados ao avanço das obras na SP-305, que em nota, informou que os trabalhos estão acontecendo em ritmo acelerado e que cerca de 10% das ações de intervenção previstas para serem realizadas na rodovia já foram executadas.
Agora, segundo o DER, a empresa segue com as ações de rebaixamento da pista e escavação para a retirada de terra – que será utilizada em toda obra, nas etapas de terraplanagem e, depois, de pavimentação. Isso ocorrerá pelo fato de que a região não dispõe de jazidas para a retirada deste tipo de material.
Um desvio está levando o trânsito para as marginais – já concluídas –, de modo a garantir a segurança dos motoristas durante o avanço dos trabalhos, para o início da construção de um viaduto no trevo do Alvorada – altura do km 15. Além dos trabalhos citados, está prevista a pavimentação da via, implantação de um sistema de drenagem, bem como de sinalização, entre os quilômetros 16 e 17,5.
“O DER esclarece, ainda, que se esforça para diminuir os transtornos, comuns nesses tipos de intervenções viárias”, finalizou o Departamento, que ressaltou que a previsão para o término das obras é de 14 meses.
Em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano do município, foi dito que o Executivo, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), juntamente com a empresa Misoreli Palmieri, colocaram placas de sinalização em alguns pontos indicando os desvios que devem ser feitos pelos condutores que transitam ou pretendem passar pela rodovia José Pizarro.
Dois deles estão dispostos nas Ruas Porfírio Pimentel e Fioravante José Canalli, ambas localizadas próximas ao trevo conhecido como ‘trevo do Lanfredi’. Os demais indicadores foram colocados na Avenida Presidente Castello Branco, com saída para a Marginal Ítalo Lanfredi e para a SP-305. Ali, os motoristas devem entrar pela rota alternativa, seguindo pela Rua Waldemar Simões, para, assim, obter acesso à Marginal Ítalo Lanfredi para um eventual retorno para o Jardim Alvorada.
A Misoreli Palmieri, por meio de um de seus representantes, em entrevista a uma emissora de TV local, disse que os desvios estão sendo feitos por etapas, evitando eventuais conflitos e desentendimentos dos munícipes com relação aos pontos a serem desviados. A empresa também pediu cautela e paciência para os motoristas.