Quem passa diariamente pela Rodovia José Pizarro (SP-305) nota um avanço considerável nas obras de duplicação daquela rota.
Executados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, os trabalhos seguem initerruptamente no local, comandados pela empresa Misoreli Palmieri LTDA.
Devido à desistência da então responsável pela realização dos trabalhos, a KPE Engenharia, a intervenção na SP-305 esteve paralisada de agosto a dezembro de 2023, sendo retomada no fim daquele mês pela atual empresa. A vencedora do processo licitatório, a KPE, teve seu contrato rescindido após alegar dificuldades no cumprimento do cronograma para a execução dos serviços estabelecidos inicialmente no contrato.
As obras, avaliadas em R$ 85,4 milhões em recursos do governo do estado, acontecem entre os quilômetros 14,5 e 19,4 da rodovia, totalizando 4,9 km de extensão.
O Imparcial entrou em contato com o DER para obter um panorama do andamento da execução dos trabalhos. Em resposta, o departamento comunicou que, até o momento, 30% do cronograma de serviços foi executado, enfatizando que as obras estão seguindo dentro do prazo estipulado.
Segundo a nota, estão em andamento serviços de terraplanagem, com rebaixamento da pista antiga, construção de um viaduto no Km 15 – localizado no acesso ao bairro Alvorada –, além de implementação de rotatórias nos quilômetros 15,7 e 16,6. “Também são realizados serviços de pavimentação das pistas novas, em trechos alternados, e das marginais”, comentou o DER.
Além dessas intervenções, os responsáveis ainda realizam a substituição das galerias por estruturas totalmente novas para maior vazão na transposição do Rio Turvo, que fica entre os quilômetros 16,3 e 17,1.
“Essas intervenções são necessárias porque uma das nascentes do Rio Turvo está localizada na margem direita da SP-305, na altura do km 17,10, no sentido crescente da quilometragem. O rio segue pelo lado esquerdo, por aproximadamente 800 metros, até o quilômetro 16,3, onde novamente corta a SP-305 por tubulação existente, que também será substituída por galeria de maior diâmetro”.
O DER finalizou a nota informando que as obras de duplicação da rodovia estão previstas para serem concluídas no primeiro semestre de 2025.