Na manhã de quinta-feira, 25, foi realizada uma reunião na sede da OAB de Monte Alto para discutir um tema de grande importância: o “Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa”.
O encontro foi promovido pelo CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) e apoio da Prefeitura Municipal.
Ministrada pelo Promotor de justiça, Dr. Pedro Fernandes Castelo Maciel, a palestra trouxe à luz questões relacionadas ao cuidado com os idosos, quando estes se encontram em situação de risco, tipos de violências (física, moral, sexual, financeira e psicológica).
Destacou, ainda, alguns crimes, como impedir ou dificultar acesso ao transporte público, a operações bancárias, ao exercício da cidadania, descriminar, humilhar, desdenhar, menosprezar a pessoa idoso por qualquer motivo.
Deixar de prestar assistência aos idosos, abandonar os idosos em hospitais ou em entidades ou não prover suas necessidades básicas também se enquadra como crimes, segundo o promotor. As penalidades previstas para estes casos também ganharam destaque.
“Os idosos estão cada vez mais ativos, cada vez mais fazendo suas atividades, e com suas plenas faculdades mentais”, pontuou o Dr. Pedro, que aproveitou para reforçar a importância de notificar às autoridades quaisquer abusos cometidos contra os idosos.
Ao final, a diretora de Gabinete, Ana Pinhatti, a secretária de Assistência Social, Danúbia Loredo, e a diretora de Proteção Social Especial, Sônia Lampa, apresentaram as ações realizadas no município. Elas destacaram iniciativas como o fortalecimento de vínculos, atividades físicas e terapêuticas, acolhimento a familiares, entre outras.