As redes de saúde privadas do Brasil recebem, em abril, um novo imunizante contra o vírus da influenza, causador da gripe. Fabricado pela farmacêutica francesa Sanofi, a vacina, denominada Efuelda, é quadrivalente, sendo a primeira de alta dose disponível no país.
O imunizante oferece proteção contra quatro cepas do vírus: duas de influenza A e duas de influenza B, e conta com quatro vezes mais antígenos, que geram maior estímulo no sistema imunológico.
Além disso, a nova vacina deverá ser administrada em apenas uma dose, e é destinada a um público-alvo que tenha 60 anos ou mais, por ser uma faixa etária mais suscetível a contrair sintomas mais graves da doença.
As queixas tradicionais, como tosse, coriza e dor de garganta, podem apresentar danos mais severos a estas pessoas, que podem evoluir para casos graves de pneumonia, traqueíte ou bronquite.
De acordo com nota técnica da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações – a maior concentração de antígenos permitiu elevar a resposta do sistema imunológica deste público, especialmente contra a influenza A (H3N2), mais grave e comum nesta parcela da população.
Quando comparada com a vacina padrão, a Efuelda apresentou uma eficácia 24% superior contra a infecção da gripe na população idosa, bem como reduziu as taxas de complicações causadas pelo vírus, diminuindo em 27% o índice de hospitalização por pneumonia e 18% nas internações por problemas cardiorrespiratórios.
Já os efeitos causados pela aplicação da nova vacina são semelhantes aos da dose tradicional: dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação, dor muscular e de cabeça.
Segundo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o imunizante deverá custar, em média, R$ 162,93, considerando a alíquota de 18%. Desse modo, o preço poderá variar de acordo com cada estado e com os custos vinculados ao serviço de cada estabelecimento.
O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece uma vacina contra a gripe, sendo esta trivalente, portanto, protege contra duas cepas da influenza A e uma da influenza B, e é produzida pelo Instituto Butantan.