Em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania em São Paulo, na tarde de quarta-feira, 3, o chefe de gabinete da Secretaria, Leonardo de Moraes Barros, o diretor-presidente da Companhia Paulista de Obras e Serviço (CPOS), Alexandre Perroni, e a vereadora, Maria Helena Rettondini, firmaram o contrato para a elaboração do projeto executivo da obra do Fórum de Monte Alto.
“A Secretaria da Justiça é a responsável pela elaboração das obras dos Fóruns do Estado e faz um trabalho em conjunto com o Tribunal de Justiça, que as priorizam e a gente encaixa elas em nosso orçamento. O Fórum de Monte Alto, se tudo ocorrer dentro do cronograma, será inaugurado daqui dois anos”, explicou Leonardo de Moraes.
O pedido para a construção de um novo fórum, que abrigue as três Varas da Comarca de Monte Alto, é de 2005. O bairro já possui toda a estrutura para receber prédios residenciais e de serviço como ligação de água e esgoto, rede de energia elétrica e telefonia e asfalto.
“A minha cidade aguarda por essa obra há mais de 50 anos. Nós temos o nosso prédio só que ele está obsoleto e com o passar do tempo a gente sabe que a modernidade chega e as necessidades vão aumentando. E, hoje, nós realizamos um grande sonho para a cidade de Monte Alto”, explicou a vereadora Maria Helena.
O projeto do novo Fórum terá investimento de aproximadamente R$ 12 milhões pelo governo estadual, a obra será realizada pela Secretaria de Justiça, e toda parte técnica, como elaboração da licitação, edital e gerenciamento do projeto, ficará à cargo da CPOS.
“Nós pretendemos entregar todo o projeto até o final deste ano para que a prefeitura tenha condições de, já no próximo ano, iniciar a licitação da obra. O povo terá a seu dispor uma estrutura moderna para buscar seus direitos quando necessário”, comentou Alexandre Perroni, diretor-presidente da CPOS. O prédio será construído em um terreno de 120.000 m², localizado no loteamento Real Park.
Participaram também da reunião o Desembargador Cotrim Arruda, o diretor de Obras da CPOS, João Alberto Rodrigues, o Coordenador Geral de Administração da Secretaria da Justiça, Orlando Gerola Junior, o presidente da OAB Monte Alto, Jeferson Iori e o advogado Carlos Rettondini.