Novembro Roxo: alerta sobre os índices de prematuridade e suas consequências

Brasil ocupa o 10º lugar entre os países onde mais nascem crianças prematuras

Desde 2008, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado em 17 de novembro. Dessa forma, novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a causa por meio do “Novembro Roxo”.

O objetivo da campanha é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e a sociedade. O roxo é a cor símbolo da causa pois representa a sensibilidade e a individualidade do bebê prematuro, além da transformação sofrida por cada um deles.

É considerado prematuro o bebê que nasce antes das 37 semanas, sendo esta a primeira causa de morte em crianças menores de 5 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros, percentual que coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras.

O parto prematuro pode ser mais comum em mulheres que já passaram pela mesma experiência antes, que estão grávidas de mais de um bebê ou com histórico de problemas de colo de útero ou uterinos.

Também devem ser levados em consideração outros fatores agravantes como: ausência de pré-natal, fumo, álcool, estresse, infecções do trato uterino, sangramento vaginal, diabetes, baixo peso ou obesidade, pressão alta, gestações muito próximas, idades menores que 17 anos e maiores que 35 anos, dentre outros.

Neste ano, o tema global da campanha é: “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de