Na quinta-feira, 14 de outubro, o neto de Nhonhô Livramento esteve na cidade para trazer importante doação ao acervo do Museu Histórico da cidade, além de fotografias e livros que remetiam às lembranças com o avô. O museu foi fundado em 1992, e é responsável por preservar a memória de Monte Alto através de fotos, jornais antigos e milhares de peças doadas pela população.
A visita de Joaquim Luís Bueno foi uma celebração ao passado. Além de conhecer as instalações do Museu, ele entreteve a todos os presentes com as histórias de sua família – recheada de detalhes – e doou quadros de seus avós paternos, sendo eles Joaquim ‘Nhonhô’ Livramento e Lúcia Alves do Livramento, os bisavós paternos, Herculano Bueno do Livramento e Gertrudes Carolina Alves de Lima Bueno do Livramento e do seu tio avô, ‘Herculaninho’, irmão de Nhonhô. Além de artigos de jornais, foram doadas revistas, fotografias, os mais variados objetos e manuscritos sobre a família Livramento, que chegou em Monte Alto em 1891.
Para conhecer um pouco mais: a família Livramento descende de portugueses açorianos que vieram para o sul do Brasil em meados do século XVII. Católicos e muito devotos à Nossa Senhora do Livramento, receberam uma grande graça na família, com a cura de um de seus membros, que se encontrava doente desenganado. Em gratidão e homenagem à Nossa Senhora do Livramento, seu nome foi colocado no sobre da família, chegando até a atualidade.
“Embora não mais residentes em Monte Alto, nossa família e seus descendentes guardam no coração, com muita gratidão, as lembranças de carinho e apreço que sempre receberam do povo montealtense”, ressaltou Joaquim em documento entregue ao diretor de Cultura, Thiago Colatrelli Nunes, esteve acompanhado pela coordenadora do Museu, Sandra Tavares, o diretor de Turismo, Renan Petrasso e outros funcionários do Museu. Todos os itens recebidos serão catalogados e em breve estarão à disposição dos visitantes do Museu Histórico e Cultural.