No sábado, 22 de julho, o Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade” e o Museu de Paleontologia “Dr. Antônio Celso de Arruda Campos” comemoraram 31 anos de muita história sendo contada. A data foi celebrada com uma programação especial que marcou mais um ano dos locais que guardam milhões de anos.
Em uma tarde animada e cheia de diversão promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura, mais de 300 visitantes entre crianças e adultos passaram pelo Centro Cívico e Cultural “Dr. Elias Bahdur”, onde estão localizados os Museus.
A programação contou com oficinas de adivinhação, jogos lúdicos, massinha, reprodução de objetos e uso do histórico mimeógrafo. Os monitores conduziram as atividades e garantiram muita alegria e aprendizado sobre o acervo dos espaços, valorizando as peças e o cotidiano dos Museus.
Com uma história de resistência cultural e preservação da história de nossa cidade, os Museus são sinônimo de grande relevância para a comunidade acadêmica e montealtense. O Histórico e Cultural é responsável por abrigar a história oficial de Monte Alto, com um acervo composto por objetos como móveis antigos, obras de arte e vestuários.
O Museu de Paleontologia, que inicialmente era parte integrante do Museu Histórico, passou a existir formalmente em 2007, por meio da Lei nº 2.454. Seu acervo é composto por centenas de fósseis de plantas e animais encontrados, especialmente, nos arredores de Monte Alto, que ajudam a narrar a história da vida animal na Terra.