Não há nada melhor do que novos fósseis para comemorar o 26º aniversário do Museu de Paleontologia de Monte Alto. Após sua reabertura, no dia 9 de julho, a equipe do Museu saiu em buscas de dinossauros. O campo de escavação escolhido foi um encontrado pelo ciclista André Giacherini, no ano passado.
A paleontóloga e diretora do Museu, Sandra Tavares, explicou que, no ano passado, foram retirados apenas os fósseis que estavam expostos em uma trilha utilizada por motociclistas e ciclistas, mas que o local continuou sendo monitorado por André e pela equipe no Museu.
“Novos fósseis apareceram! Promovemos uma grande escavação, que durou quatro dias da última semana. Foram trazidos, para o Museu, blocos de rocha contendo fósseis, provavelmente de dinossauros e que serão preparados em nosso laboratório”, explica Sandra. Questionada sobre quando estarão em exposição, a diretora foi enfática: “Talvez daqui alguns anos, pois o trabalho de preparação e identificação de fósseis é demorado e muito minucioso”. “Estamos muito felizes com os novos fósseis que encontramos e que agora fazem parte do acervo do Museu. Agradeço o apoio da Diretora de Cultura Cida Constâncio, e equipe, que não mediram esforços para que o funcionamento dos Museus continuasse normalmente nos dias que estávamos escavando”, completa.
Neste ano, além de Sandra e dos funcionários Cledinei Francisco e Angela De Grandi, participaram das escavações os voluntários André Giacherini, José Augusto Bulgarelli e José Francisco Canalli. “Agradecemos também o apoio da equipe do transporte municipal, Renato, Lu, João, Sebastião”, acrescenta a Diretora Cida Constâncio.