Monte Alto foi uma das 32 cidades do país contempladas para receber a mais nova iniciativa do Ministério da Cultura (MinC): o MovCEU. Trata-se de um equipamento cultural itinerante e adaptado, cuja finalidade é realizar ações culturais em áreas ocupadas, predominantemente, por famílias de baixa renda em cidades com até 20 mil habitantes, ou em bairros rurais ou em áreas com restrição para a construção de estruturas culturais.
O convênio assinado entre o município e a pasta foi de R$ 500 mil, sendo 20% (R$ 100 mil) de contrapartida do governo montealtense.
O MovCEU é uma van/furgão que pode ser transformado em espaços de produção cultural, como biblioteca, cinema de rua, palco para diversas apresentações, estúdio de audiovisual, dentre outras opções. No total, serão entregues 36 equipamentos às cidades que cadastraram suas propostas de aquisição.
A iniciativa também integra o Programa ‘Territórios de Cultura’, que tem como objetivo basilar fornecer acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades através de intercâmbios culturais.
Cada um deles, porém, deverá circular entre as localidades, assegurando que cada uma delas seja contemplada por, pelo menos, um mês, de modo a propiciar uma rotina de acesso à cultura.
Na Cidade Sonho, o MovCEU será destinado para o desenvolvimento de ações mensais nos 16 bairros rurais da cidade: Tanquinho, Alto Alegre, Pampuã, Bonsucesso, Rio Claro, Itapume, Água Limpa, Barreiro, Tabarana, Cachoeira dos Martins, Homem de Melo, Paredão, Areias, Cachoeira dos Correias, Tijuco e Laranjal, cuja população total é de aproximadamente 1.120 habitantes.
“O MovCEU será uma importante ferramenta para promover a cultura e a educação em nossa cidade, especialmente nas áreas mais afastadas. Estamos muito felizes por sermos uma das 32 cidades contempladas com este programa”, falou o diretor de Cultura, Murilo Silva.
“É um projeto de democratização do acesso a bens culturais em áreas isoladas e pequenos municípios, uma iniciativa inédita do MinC que vai alcançar populações indígenas, quilombos, áreas rurais. Estamos muito felizes com o resultado. Entregaremos 36 unidades, seis a mais do que o previsto em nosso planejamento”, comentou a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá.
Os veículos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional de Cultura ou do Ministério; as entregas estão previstas para acontecer no segundo semestre deste ano.