Monte Alto, pelo segundo ano, foi finalista da 4ª edição do prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que ocorreu na sede do Grupo Bandeirantes, na capital paulista, no último sábado, 8.
Em 2024, a premiação aconteceu, de maneira inédita, em ano eleitoral. Ou seja, todos os municípios postulantes ao prêmio foram avaliados ao longo dos quatro anos de mandato de seus prefeitos. O Cidades Excelentes valoriza, incentiva e reconhece as boas práticas de gestão pública, além de estabelecer o compartilhamento de ideias e melhorias entre as cidades participantes.
O prêmio é desenvolvido em parceria com o Instituto Aquila, que avalia, a partir de diversos indicadores, captados por órgãos oficiais, como por exemplo, os públicos. Seis são as áreas levadas em consideração para que o desempenho das prefeituras do país seja julgado: Educação; Saúde e Bem-Estar; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Mobilidade Urbana e Infraestrutura, e Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
A premiação é feita em três categorias distintas: para cidades com até 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes. O município foi, em 2022, finalista na categoria Mobilidade Urbana e Infraestrutura, a partir de análise da mudança de gestão da cidade, entre 2020 e 2022.
Neste ano, porém, o reconhecimento veio por ações articuladas no âmbito da Sustentabilidade. Araçoiaba da Serra, do prefeito José Carlos de Quevedo Jr., foi a mais bem avaliada na categoria, que também tinha como participante a cidade de Osvaldo Cruz, da prefeita Vera Lucia Alves.
Além da participação neste prêmio, o município acumula destaques em outras premiações, todas voltadas às ações de sustentabilidade e meio ambiente, como o selo Cidades-Árvore do Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU), Município Agro e Município Verde-Azul.