Na segunda, 5 de outubro, foram apresentados os dados e resultados relativos ao primeiro levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O indicador monitora a qualidade das políticas públicas implantadas pelos gestores em 644 municípios paulistas.
Composto por sete índices temáticos, consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios, o IEGM reúne dados dos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação.
Os resultados disponibilizados pelo TCE são frutos do levantamento realizado com os municípios paulistas, exceto a capital, e foram colhidos com base nos dados das Prefeituras referentes ao exercício e situação financeira-orçamentária de 2014. No total, foram 154 questionamentos relativos às sete áreas das administrações municipais.
Os dados finais foram consolidados e indicam o desempenho dos municípios em cinco faixas de classificação: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).
Monte Alto está entre os municípios com média “B+”, ou seja, muito efetiva, recebendo qualificação “A” em Educação, Meio Ambiente e Cidade, “B+” em Saúde, Gestão Fiscal e Governabilidade , “B” em Aspectos fiscais e “C” em Planejamento.
A íntegra do IEGM está disponível no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: www.tce.sp.gov.br.