Monte Alto registra 716 empregos gerados no período de janeiro a julho

Indústria foi o setor que mais empregou os montealtenses; dados comparam janeiro a julho dos anos 2020 e 2021

Apesar de o desemprego ser uma realidade brasileira evidente por conta da pandemia da COVID-19, existe um potencial industrial predominante que vem se destacando na terra montealtense, desde o segundo semestre de 2020, revertendo a tendência negativa de geração de empregos.

O CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados traz os dados. O CAGED é um dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, a fim de levantar dados de geração de emprego e desemprego no país.
Para ficar mais evidente, em 2021, o saldo, até julho, se mostra bastante positivo. Se, no ano passado, no mesmo período (janeiro a julho), Monte Alto teve uma queda de 154 postos ocupados, nesse ano o saldo é positivo: 716 empregos foram gerados.

A indústria puxa a fila, com 486 postos ocupados (67,8%); o comércio com mais 121 (16,9%) e o setor de serviços com 90 vagas (12,5%). No ano passado, o único setor que empregou mais que demitiu, até julho, havia sido o de serviços. No setor de empregos públicos, entretanto, são 5 funcionários a menos no comparativo.

Nas estatísticas, o público mais jovem é o mais empregado, sobretudo com curso técnico. Do total de empregados, 328 estão na faixa etária de 18 a 24 anos (45,8%). 579 possuem o Ensino Médio Completo (80,8%). Cruzando essa faixa com os setores que mais empregam, é possível mapear que, desses jovens empregados quase que a totalidade cursou ou cursa o ensino técnico.

Alguns setores como “reparo e manutenção” e “serviços industriais”, geralmente com trabalhadores de nível técnico, representam mais de 60% dos empregados em 2021. O levantamento ainda traz mais 110 pessoas como “Técnicas de Ensino Médio”, representando 15% do total empregado.

“O desafio da formação do trabalhador e da geração de empregos é enorme. São grandes projetos, de muitos recursos. Por isso, o apoio dos vereadores com ideias e força política, além da ACIMA e de outros parceiros da sociedade civil tem sido muito importante”, finalizou a prefeita Maria Helena Rettondini.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de