
Na última segunda-feira, 24, a EMEB Manoel Carvalho Lima foi palco das primeiras aplicações de doses contra a Covid-19 em crianças dos cinco aos onze anos de idade com comorbidades. O primeiro vacinado desta agenda foi o pequeno Guilherme, de 8 anos.
Para este público, serão destinadas doses das vacinas CoronaVac, a crianças com seis anos ou mais, e Pfizer, para crianças a partir dos cinco anos de idade, as únicas aprovadas para as crianças até o momento.
A prefeita Maria Helena Rettondini acompanhou o início da vacinação infantil. “Um dia de muita emoção, nossa ansiedade era muito grande pela vacina dos nossos pequenos. Gostaria de parabenizar a equipe da Saúde, pelo acolhimento, e aos pais, pelo carinho de estarem trazendo as crianças”, destacou ela.
A diretora da Vigilância Sanitária, Priscila Mello, explica que a vacinação das crianças possui o diferencial de precisar ser feita em um espaço exclusivo, apenas com a presença do aplicador, um familiar responsável e a criança.
Após a aplicação, a orientação é de que as crianças esperem vinte minutos no local para acompanhamento. Em parceria com a Secretaria de Educação, é disponibilizado um espaço de recepção e entretenimento das crianças durante a espera.
Com o recebimento de mais doses, novas agendas devem ser abertas incluindo também crianças sem comorbidades.
A página www.vacinaja.sp.gov.br oferece o serviço de pré-cadastro para que pais e responsáveis agilizem o atendimento das crianças em todo o estado de São Paulo, o primeiro do Brasil a iniciar a vacinação infantil contra o coronavírus.