Projeto faz parte do “Uai Paulista” e visa transformar a cidade em estância turística
Nos dias 30 e 31 de janeiro, um workshop realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade I, promoveu a criação de um Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de transformar a cidade em estância turística. Os encontros foram comandados pelo gestor do projeto “Uai Paulista”, Manoel Pedro Leal juntamente com o turismólogo Edenir Luis Belluc, que apresentaram as diretrizes do plano bem como a capacitação do grupo gestor.
Durante três meses, os representantes do projeto estarão na cidade realizando visitas para identificar como Monte Alto pode explorar o turismo. Ao longo deste período também acontecerão novos workshops.
O evento contou com a participação do Secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo e responsável pelo projeto no município, Júlio Zacarin Neto, além do Secretário de Governo, Paulo Carello, empresários, advogados, guias turísticos, artesãos, economistas e representantes da Melhor Idade e do Santuário da Virgem Montesina.
MAIS – O projeto “Uai Paulista” faz parte do Plano de Desenvolvimento do Turismo da Alta Mogiana, idealizado pelo Sindifranca, com o apoio das Secretarias de Estado do Turismo de São Paulo e de Minas Gerais e faz parte do programa de regionalização do Ministério do Turismo. O roteiro envolve cerca de 50 municípios da região de Franca, para estimular o turismo regional e de negócios. Seu objetivo é valorizar e divulgar do patrimônio histórico, cultural e dos produtos turísticos locais, ampliando seus canais de apresentação e comercialização. Pelo projeto, os empresários e funcionários do setor de turismo das prefeituras que aderirem ao projeto, passarão por capacitações com o apoio e parceria do Sebrae. O objetivo é aperfeiçoar os serviços que deverão ser prestados aos turistas que visitarão as cidades. De acordo com Manoel Pedro Leal, a proposta do projeto vai além. “Mais do que capacitar, queremos promover e divulgar os produtos turísticos já formatados através de ações conjuntas da região que envolvem os dois estados, São Paulo e Minas Gerais”, disse. Para tanto, já estão previstas ações de sinalização rodoviária e de implantação de centros de informações e folheteria em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo.