Na manhã desta terça-feira, 16, o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira entrou em transmissão ao vivo e anunciou que adotaria medidas mais restritivas no enfrentamento da COVID-19, diante das ocupações de leitos e do avanço da doença. Sendo assim, uma reunião com os municípios da região aconteceu e algumas cidades já anunciaram adotar as mesmas restrições.
Em Monte Alto, uma live com a Prefeita Maria Helena Rettondini e demais representantes foi transmitida nas páginas oficiais e nos veículos de imprensa e oficializou o anúncio das novas medidas na cidade. A partir desta quarta-feira, ficam decretadas novas medidas em Monte Alto.
“Desde fevereiro tem aumentado muito o atendimento na tenda COVID, e esses números tem nos preocupados, quando se tem casos positivos, se tem casos graves. Hoje estamos com paciente aguardando vaga”, disse Secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima. Gráficos mostrando o avanço da doença, assim como ocupação, gravidade e faixa etária foram apresentados à população.
A partir de quarta-feira, 17, não podem funcionar bancos presencialmente, lotéricas, transporte coletivo, escolas, lojas de conveniências, salões e estabelecimentos de estética, academias e clubes, serviços públicos não essenciais, praças e prática de esportes. Para os atendimentos médicos e odontológicos, somente emergência.
Os hospitais e farmácias podem funcionar, já mercados, gás e hortifrutti seguem no sistema delivery com 30% da ocupação de funcionários e restaurantes com 50%.
Coleta de lixo, cemitério, posto de gasolina com horários reduzidos (entre 6h e 20h), correios, autoatendimento dos bancos (caixas eletrônicos com controle de filas de até 20 pessoas) – 10% de funcionários trabalhando e transporte de mercadorias de outros municípios.
Industria: pode funcionar se sua atividade fizer parte de uma cadeira produtiva e a paralisação comprometa o fornecimento de produtos/serviços para a população. Trabalhar com o mínimo efetivo possível e haverá fiscalização no setor.
Circular nas ruas, tanto dia quanto noite também foi proibido desde que as pessoas comprovem o motivo, como trabalho, comprar um medicamento ou uma emergência.
“Peço a toda a nossa população que não saia agora desesperadamente para comprar o necessário, o delivery vai funcionar, o seu produto vai chegar normalmente em casa. Esse momento é de isolamento para controlar o número de pessoas contaminadas e o mais breve possível voltaremos aqui para dar notícia positiva para nossa população”, disse a Prefeita Maria Helena Rettondini.
As medidas são válidas até domingo, dia 21.