Com o objetivo de divulgar e normatizar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura no estado de São Paulo, o governo estadual lançou no início do ano o Programa SP EcoAventura.
Desenvolvido pelo Sebrae e pela FIA, o projeto conta com a participação de profissionais e empresas técnicas da área de segurança e capacitação dos destinos turísticos. Monte Alto foi inserida no Polo 8, que integra todas as cidades das regiões turísticas Caminhos da Mogiana, Alta Mogiana e Lagos do Rio Grande.
Participando desde o início do programa, o município vem motivando o trade turístico a envolverem-se nas ações desenvolvidas pelo Sebrae. A agente de desenvolvimento local, Janice Fernandes e o diretor de Turismo, Renan Petrasso, foram os articuladores do projeto em Monte Alto.
“Motivamos e capacitamos os empreendedores locais com o gentil convite de organizarem seus empreendimentos de acordo com a legislação e aproveitarem a oportunidade ofertada. O SEBRAE Aqui está sempre à disposição dos empreendedores montealtenses para alçarem voos mais altos”, assegurou Janice.
Mais de 900 empresas, divididas em 55 municípios, participaram do projeto. No último dia 14 de julho, em São Paulo, ocorreu o lançamento da 3ª fase do programa, reduzindo para 112 o número de empresas participantes, que avançaram para a sequência do projeto. “Estamos muito satisfeitos pelos resultados até aqui. Da nossa região administrativa do SEBRAE Ribeirão Preto, que conta com 27 municípios, seis vagas foram disponibilizadas e Monte Alto ocupou três delas. Hoje estas três empresas estão formalizadas enquanto receptivos turísticos”, ressaltou Renan.
As empresas do município que fazem parte do programa são: Sítio dos Eucaliptos – que atua no Turismo Pedagógico recepcionando escolas para oficinas e trilhas ecológicas –, Caminhos de Monte e Recanto JT – ambas no setor do Cicloturismo, que explora a Rota das Capelas e a área rural de Monte Alto.
A proprietária da empresa Caminhos de Monte, Sandra Batista, ‘Sandrinha’, esteve presente em São Paulo e aproveitou para divulgar a empresa e o potencial turístico do município para os demais empresários e participantes do programa. Sandra agradeceu a oportunidade, e disse que novos projetos estão surgindo para atrair novas pessoas para conhecer Monte Alto.
A prefeita Maria Helena Rettondini agradeceu aos empresários por acreditarem no projeto: “O trabalho que vem sendo realizado de fortalecimento dos empresários da área do Turismo é meta do nosso Plano de Governo e podemos nos orgulhar em dizer que temos empresários que saíram da informalidade e estão lucrando com iniciativas do Turismo. Temos muitos desafios pela frente, mas confio na equipe e estamos trabalhando para isto”, finalizou a chefe do Executivo.
O SP EcoAventura objetiva investimentos em mentorias on-line, realização de workshops e rodadas de negócios, consultorias individualizadas e a certificação de uma das atividades do empreendimento pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo coordenadores do programa do Sebrae, os investimentos em cada empresário chegam a R$ 50 mil.