Por Thiago Oliva
Na próxima segunda-feira, 15 de maio, completam-se 136 anos da chegada de Porfírio Luís de Alcântara Pimentel por aqui. A efeméride mais importante do município. Muito já se falou, neste semanário, sobre a data, com textos assinados por pessoas com o saudoso, e brilhante, professor Luís Carlos de Vicente, só pra citar um dos muitos que por aqui passaram.
Em 2017, no entanto, fizemos diferente. Resolvemos trazer a sociedade para falar sobre Monte Alto. Ouvimos quatro grupos diferentes: crianças, munícipes sem ligação com a política, ex-vereadores e pessoas que estão hoje no poder. O questionamento feito a ambos? “Como você vê Monte Alto hoje em dia? O que o munícipio precisa melhorar e como visualiza a cidade para daqui 10 anos?”.
Qual o objetivo disso? Trazer à tônica o ‘parabéns a você’ pelo que a cidade tem de bom, e dar uma ‘puxada de orelha’ no que precisa melhorar, além de vislumbrar um futuro, que não esperamos que seja utópico (daqui 10 anos, conferimos se os desejos atuais, tornaram-se realidade).
Parabéns Monte Alto! Parabéns Cidade Sonho!
João Paulo Rodrigues (Prefeito)
Hoje, vejo nossa cidade em um importante período de transição, e que se prepara para novos desafios que surgirão. Com a busca por reconhecimento como cidade turística, uma nova conduta será exigida de todos os setores de nosso município, mas que possibilitarão grandes ganhos para nosso povo. Este esforço é necessário, pode trazer algum desconforto momentâneo, mas é crucial para nosso sucesso.
A cidade precisa melhorar na conscientização popular, já que muitos dos problemas gerados nascem dentro de nossas casas. Uma cidade melhor só será possível quando visualizarmos, todos juntos, que não basta uma gestão eficaz em nosso Executivo. Os municípios hoje já não podem mais dar suporte em questões onde, há anos, as leis já entendem não serem de suas competências. Como na geração de lixo urbano, proveniente de poda de árvores e entulhos de construção. É fundamental que cada um faça o seu “dever de casa”. O munícipe, então, tem papel de fiscalizador, apontando falhas e colocando em prática nossas leis, em benefício de todo seu bairro. Porém, em todos os aspectos, estes problemas podem ser mais bem resolvidos com a participação popular.
Para daqui 10 anos, visualizo uma Monte Alto fazendo uso das melhorias que hoje buscamos, no intenso trabalho que iniciamos em janeiro. Um comércio ainda mais fortalecido, recebendo os turistas de braços abertos e dando motivos para que retornem sempre. Uma gestão cada dia mais eficiente, indo de encontro ao que é exigido pelos órgãos fiscalizadores e pela necessidade em otimizar recursos. Vejo esta época de incertezas econômicas passando, a força de nossa indústria se restabelecendo dia a dia e novas oportunidades surgindo, para o povo montealtense que tanto precisa e capacita-se para isto. Tudo isso começa pelo hoje, com que estamos fazendo agora.
José Cláudio Inforçatti
“Bicudo” (Vice-Prefeito)
Hoje, vejo um município com potencial de crescimento, uma terra em desenvolvimento com seu povo honesto e trabalhador. Nossa cidade hoje é boa de se viver, com lugares lindos, agraciada por suas serras e cachoeiras. O que a cidade precisa melhorar? O mundo está passando por grandes mudanças. Por isso, devemos ir em busca de melhorias constantemente, para saúde, educação, segurança pública, lazer, esporte, buscando sempre inovar para o progresso da nossa cidade.
Para daqui a 10 anos, visualizo uma cidade que pode se desenvolver no crescimento de indústrias, no comércio e na agricultura. Esta oportunidade de crescimento é fundamental para nosso município, pois resultará na criação de mais empregos
Jéferson Iori (presidente da OAB)
Monte Alto é uma cidade que está crescendo apesar da situação difícil do país. Sob nosso ponto de vista, a cidade encontra-se um pouco abandonada visualmente falando, já que muitas ruas possuem buracos e asfalto irregular precisando de reparos, falta limpeza e conservação de vias públicas e das inúmeras praças existentes na cidade. Contudo, é uma cidade que proporciona trabalho para sua população, graças às diversidades existentes.
Monte Alto poderia estar à frente de seu tempo, com avenidas projetadas mediante exigências nas aprovações de loteamentos, visando exatamente melhorar o trânsito urbano, e consequentemente, a vida das pessoas; instalação de faculdades e cursos técnicos profissionalizantes possibilitando acesso aos estudantes em cursos superiores.
Somos de opinião que Monte Alto precisa melhorar em todos os aspectos como: transporte público que é precário, sinalização de vias públicas, limpeza e conservação de praças e espaços públicos, incentivo educacional com instalação de universidades, melhoria na saúde pública com a aquisição de equipamentos, para que as pessoas que necessitam não precisam viajar longa distância para realizar tratamento médico e inúmeros outros serviços públicos.
Enfim, essas melhorias são essenciais e necessárias para uma cidade que deverá crescer nos próximos 10 anos, com aumento de novos bairros e de sua população. Se Monte Alto quer ser grande e uma cidade para todos, é preciso estar atenta para as melhorias que apontamos, pois do contrário o futuro será incerto e nebuloso.
APARECIDO
AUGUSTO MARCELO
(ex-vereador)
Monte Alto hoje em dia está bem, graças à contribuição de uma comunidade trabalhadora que ao longo do tempo contribuiu efetivamente para o seu crescimento. Mas, como em todas as outras cidades, falta muita coisa. Os administradores atuais precisam buscar soluções e alternativas que possam melhorar a vida das pessoas.
Precisamos melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento da cidade; entendo que o turismo é a chave principal para Monte Alto. Com este foco, os administradores terão que ter um olhar aguçado para as necessidades sociais e as particularidades do município. Passa naturalmente por melhorar o trânsito, avançar na questão de segurança pública e um dos quesitos é exigir que as autoridades residam no município e investir pesado em tecnologia.
Outro setor são os espaços públicos, como ruas, parques, praças e demais áreas verdes, onde uma agenda de atividades pode ser desenvolvida de forma coletiva, para ser uma experiência pública compartilhada. Vai exigir investimento do setor público, educação da população para conservar, vinculação da agenda de saúde pública, do esporte, etc. Benefícios imediatos para a população e atrativo turístico.
Precisamos destacar e cuidar especialmente de no mínimo 10 lugares atrativos para atrair um grande número de visitantes, aumentando a oferta de emprego, oxigenando nossa indústria, nosso comércio e nosso agronegócio.
Agora não há milagres, diante da situação caótica do Brasil, temos que buscar nossos próprios caminhos. Mas a minha crença na capacidade de nosso povo, é muito grande. Da forma com que sempre fizemos em nossa cidade. Vamos vencer também nesta oportunidade e Monte Alto vai ser cada vez melhor.
Silvia Meira (ex-prefeita e ex-vereadora)
Amo muito a nossa cidade. Ela está muito linda. Uma cidade de pessoas que levantam cedo e escrevem a cada dia uma nova página na nossa história. Muitas conquistas estão acontecendo e estão por vir e, sei também, que existe um longo caminho a percorrer na construção da cidade que queremos.
Hoje, estou tendo a oportunidade de conhecer diversas realidades em outros municípios e posso falar com muita propriedade o quanto a nossa cidade se destaca. E nesse sentido vejo o governo trabalhando incansavelmente com muita responsabilidade para deixar nossa cidade cada dia melhor. Sabemos que a conjuntura econômica do país ainda está muito difícil, mas temos que ter fé, atitude, muito trabalho e determinação para conquistarmos o que Monte Alto merece
Para daqui 10 anos, visualizo uma cidade de oportunidades para todos. Uma cidade, à maneira das águas profundas de um rio, que tem seu próprio ritmo, capaz de ditar as melhores decisões e de indicar o futuro de acordo com a sua identidade. Vejo o nosso maior produto, o Turismo, como elo para o fortalecimento da marca Monte Alto junto ao Comércio e à Agroindústria rumo ao desenvolvimento sustentável e da igualdade social.
Robson Barbizan (empresário)
Hoje, vejo Monte Alto sofrendo o que o restante do país vem sofrendo, ou seja, com uma política irresponsável dos últimos Governos Federais, sendo assim, passando pela maior crise de nossa história, faltando empregos e aumentado a violência. No mais, a cidade é hospitaleira, foi bem governada nos últimos anos e tenho esperanças de que melhoremos cada vez mais.
Para daqui 10 anos vejo uma Monte Alto pujante em nossa microrregião, com empresas já existentes cada vez mais fortes, maiores e com mais empregos. Vejo também com novas indústrias, pois somos um município extremamente empreendedor. Sendo assim, as possibilidades para o futuro são as melhores em todas as esferas, ou seja, saúde, educação, indústria, comércio, esporte, turismo…. espero, como otimista que sempre fui, que estejamos em um patamar de destaque, no Estado, quiça no país.
FÉLIX FIGUEIREDO
(DJ e produtor de eventos)
Vejo Monte Alto como a melhor cidade apra se viver da região. Uma cidade de pessoas solidárias, generosas e que sempre estão dispostas a acolher os que vem de fora. Aqui encontramos um pouco de tudo, temos um enorme shopping a céu aberto chamado “Rua Nhonhô Livramento”. No que diz respeito a entretenimento, lazer e cultura posso afirmar que comparado a cidades do mesmo porte da região, temos o maior centro de entretenimento noturno, com bares badalados, excelentes restaurantes e as tradicionais quermesses.
A cidade berço dos Jogos Abertos do Interior, é também berço das indústrias e da agricultura que gera emprego a milhares de pessoas e torna nossa economia forte e blindada contra a forte crise que assola a região.
Acredito que daqui dez anos Monte Alto estará maior. Novos bairros não param de surgir, novas lojas não param de abrir e novas indústrias estão por vir. Se a cidade for nomeada Estância Turística, creio que com uma boa administração pública somada com a força da iniciativa privada, poderá se tornar um polo regional de turismo, desenvolvendo a econômica, gerando empregos e lazer.
MAURO CAVALETTI
(Administrador de Empresa)
Não podemos negar que a crise pela qual passa o país tem afetado a economia de todos os municípios, mas Monte Alto há muito vem perdendo espaço para outras cidades vizinhas ou ainda para cidades do seu porte. Tivemos na última década uma administração pública pacata que sequer cumpriu o trivial. Não houve nenhum investimento nas áreas da indústria e comércio visando atrair empregos para a cidade. Nota-se a pacata gestão daquela administração quando, para uma cidade que quer se projetar no turismo, mantém os museus fechados desde abril do ano de 2016 sem previsão de reabertura, para uma obra prevista para ser concluída em junho de 2016.
A vocação turística de Monte Alto, que possui uma geografia fantástica para atrair turistas que gostam de serras e cachoeiras, está relegada a último plano, exceto nas propagandas do poder público que sempre dizem – “Monte Alto – Cidade com Vocação Turística”. Não há esforço em se montar uma comissão formada pelos empresários interessados do setor do turismo: Hotéis, Restaurantes, Bares, Lanchonetes, visando a participação e colaboração nos projetos fundamentais de se organizar a logística e infraestrutura junto às serras e cachoeiras do município.
Como em outras tantas cidades, aqui também há concentração de poder e renda o que dificulta o desenvolvimento e investimento em áreas prioritárias, a exemplo do próprio turismo. Os jovens não possuem opção de lazer, exceto um ou dois bares.
Sobre como a cidade estará daqui 10 anos, é importante frisar que a sociedade deve participar das decisões do poder público municipal. É imprescindível que os empresários de todos os setores formem comissões a fim de buscar soluções juntamente com a prefeitura para que o desenvolvimento se manifeste.
Novamente falo do turismo: O turismo atrai empregos, renda, divisas para a cidade. Isso faz com que a arrecadação aumente e consequentemente poderá a cidade promover outros tantos investimentos na área.
Há a necessidade de se municipalizar o trecho que vem desde a Fugini até o final da descida da antiga Cargil, de forma a torná-lo uma avenida com suas respectivas marginais e ai sim desenvolver ao longo de todo esse trecho um novo e moderno distrito industrial com o compromisso da geração de empregos pelos empresários. É preciso sair do ostracismo. Urgente se faz a interligação dos Bairros que seguem ao longo do final da Avenida Antonio Inforçatti à Avenida Ayrton Senna de forma a escoar o trânsito.
Se hoje arregaçarem as mangas, tanto a sociedade quanto o setor público constituído via voto, daqui a 10 anos quem sabe termos uma cidade mais organizada, mais acolhedora, mais atrativa, e turística, atraindo para sí novos investimentos que geram emprego e renda. Do contrário continuaremos com quase 50 mil habitantes que desde minha infância ouço falar.
Alunos do 5º ano da escola Dr. Raul
Ana Julia Faveri
Monte Alto antigamente era uma pequena cidade, com poucos moradores e que todos se conheciam; havia poucos pontos onde o povo se encontrava e poucos lugares de diversão. Hoje, a cidade cresceu, tem muitas indústrias e levam seus produtos pelo Brasil inteiro, tendo assim, bastante serviço para o cidadão, apesar da crise do País. Para mim, o que devemos melhorar é ter mais faculdades, melhorar a saúde, educação, segurança e lazer.
Maria Clara Padovani
Monte Alto é uma cidade apaixonante, com suas praças, fontes e belos prédios. Seus moradores são trabalhadores e ajudam em seu progresso. Com muitas indústrias, ajuda a produzir o que precisamos par ao nosso sustento. A cidade possui um lindo museu, que abriga os fósseis de Dinossauros que por aqui viveram. As festas aninam as pessoas que procuram diversão e felicidade. Amo minha cidade e quero que ela cresça cada dia mais, trazendo muitas oportunidades de estudo e emprego para os seus habitantes.
Olavo André Gomes
Eu enxergo Monte Alto como uma cidade muito bonita, gostosa de se morar, com escolas boas, pessoas legais, com uma água limpa para para beber e com parquinhos para as crianças brincarem. No futuro, eu quero que tenha mais empregos para as pessoas e mais faculdades para que possamos estudar e que a cidade continue sempre limpa como é agora.
Luigi M. Verdério
Monte Alto é incrível, com pessoas hospitaleiras, educadas e organizadas. Possui lindas praças, com fontes e jardins bem cuidados. Nossa grande atração é o Museu de Paleontologia que recebe muitos visitantes querendo conhecer os nossos fósseis. Fica num planalto com bastante área verde, o que torna o clima agradável. Possui várias indústrias que oferecem emprego aos montealtenses. Espero, que futuramente, ela possa ter mais atrações turísticas e pontos de diversão. Amo viver em Monte Alto!