O vereador Baltazar Garcia apresentou, na 104ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 16, a moção de congratulação nº 19/2023, subscrita pelo edil Marcos Manzotti, a qual presta reconhecimento aos 100 anos de fundação da Conferência Vicentina Senhor Bom Jesus, que serão celebrados em 4 de novembro.
No texto, os parlamentares consideraram que a Conferência tem por objetivo a prática da caridade cristã, buscando, por meio da oração e ação, restituir a dignidade humana, diminuir o sofrimento e promover o resgate da cidadania, independentemente da raça, sexo, nacionalidade, credo religioso ou convicção política.
Segundo Garcia e Manzotti, os Vicentinos foram os primeiros a se consolidarem no município, tendo entre seus membros o Dr. Raul da Rocha Medeiros, João Pelloso Sobrinho, Vicente Affonso de André, Deodoro de Arruda Campos, José Zacharias de Lima, Nilton da Silva, João Pires, Joaquim Bacalhau, Antônio Moretti, Dr. Roberto da Silva Leão, João Bertoz, dentre diversos outros.
Foi mencionado, na propositura, que os integrantes da diretoria da Conferência fundaram, em 21 de maio de 1945, o Lar São Vicente de Paulo. Por meio dos pioneiros, foram fundadas outras quinze Conferências em Monte Alto e na região, como em Vista Alegre do Alto e Fernando Prestes.
A fundação da Conferência deu-se após o padre Antônio Ramalho presidir a 1ª Reunião de Exposição e Dissertação, ocasião na qual foi eleita e empossada a diretoria primária, constituída pelo presidente Lázaro Neiva; vice, Joaquim Rodrigues de Barros; secretário, Alfredo Galeotti; tesoureiro, Joaquim de Oliveira Machado; sócios honorários, Dr. Raul da Rocha Medeiros e Dr. José Ignácio Grellet. Outros confrades também marcaram presença na reunião, como Angelo Riemma, Anselmo Geraldine, Miguel Bíscola, e outros.
Baltazar Garcia e Marcos Manzotti usaram da palavra para agradecer a presença dos membros dos Vicentinos e do padre Zezo, que esteve representando a Igreja Católica; os parlamentares ainda ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela entidade.
Em seguida, o sr. Hélio Navarro, que há mais de quarenta anos atua como membro da Conferência, sendo seu atual presidente, foi convidado a usar da palavra. “Nossa gratidão pela valorização da história da Conferência em Monte Alto, que surgiu inspirada por Cristãos fervorosos que residiam no município naquela época”, destacou.