A Turma do Passinho, de Monte Alto, teve sua história e trabalho realizado reconhecido pela Câmara Municipal, através de seu presidente, vereador Donizete Morelli, autor da Moção de Congratulação que homenageou o grupo. O texto foi aprovado por todos os edis durante a 119ª sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira, 1º de abril.
Integrantes do grupo marcaram presença no plenário de sessões da Casa de Leis, onde acompanharam a leitura, discussão e votação do projeto.
No documento, Morelli ressalta que, em 2011, um grupo de amigos, formado por Beto, Roberto, Carlos, Ivan, Fátima, Rose, Débora, Sirlei, Keka, Maria e Cristina se reuniam no ‘Turcão I’, na conhecida Discoteca da Saudade, para se divertirem e dançarem no ritmo de flashback – famigerado ‘passinho’ – músicas das décadas de 70, 80 e 90.
Como o encontro do grupo na discoteca era constante, eles acabaram ficando conhecidos como Turma do Passinho em Monte Alto e na região, nascendo aí um grupo que perdura com suas atividades até hoje.
Em 2023, de acordo com o presidente, a Turma do Passinho foi convidada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para integrar um projeto social, promovido pela pasta, que dispõe de aulas de dança gratuitas no Centro de Convivência da Melhor Idade ‘Turcão I’. “Os principais objetivos são promover a saúde e o lazer, sendo que não possui limite de idade para os participantes”, ressalta o parlamentar.
Hoje, a Turma do Passinho conta com mais de 50 integrantes, entre pessoas do município e de cidades de fora. O grupo perdeu duas participantes da formação original, Débora Sanches e Rosemary Aparecida Costa Batista.
Morelli parabenizou os membros do grupo e, por fim, foi exibido um vídeo contendo alguns dos momentos da Turma do Passinho durante eventos realizados em Monte Alto e na região.